sábado, 13 de fevereiro de 2016

Povoado São Vítor em São Raimundo Nonato.

Conheça o povoado de São Vítor, á 30km da sede de São Raimundo Nonato. Acompanhe o percurso realizado no blog Tommy na Estrada. Confira as imagens da localidade postadas por Karolzilah.

As opções de lazer começaram a ficar repetitivas em nossas vidas após quase quatro anos morando em São Raimundo Nonato, no Sudeste piauiense. A necessidade de conhecer lugares novos sem precisarmos viajar 400 km nos levou até lugares sobre os quais os moradores da cidade sempre falavam, ressaltando os aspectos históricos. Assim, em um domingo depois do almoço, resolvemos nos aventurar pelo distrito de São Vitor, um povoado localizado na zona rural.
O passeio começou pela BR-020. Logo após passarmos pelo IFPI (no sentido Campo Alegre de Lourdes – BA), entramos à esquerda pela lateral do Condomínio Serra da Capivara. De lá seguimos 30 km pela estrada de barro até a comunidade. Na estrada, nos deparamos com uma mata verde ressuscitada pelas chuvas, muitos animais e grandes lajedos.
Uma das pedras que compõem os atrativos naturais de São Vitor
Uma das pedras que compõem os atrativos naturais de São Vitor
Povoado
Povoado
Os atrativos naturais do povoado são a pedra, a lagoa e o morro; quem tem a oportunidade de subir a pedra ganha de brinde uma visão panorâmica da região. Infelizmente, não pudemos realizar este feito. Primeiro porque não tínhamos guia ou moradores da região nos acompanhando; segundo, porque estávamos com Vini; terceiro, porque chegamos lá por volta das 14h, e o sol estava de rachar!
Infelizmente, devemos relatar aqui que a lagoa estava bastante suja: havia muitos resíduos de lixo boiando na água, especificamente garrafas PET e embalagens plásticas.
Pedra do São Vitor
Pedra do São Vitor
Lagoa do São Vitor
Lagoa do São Vitor
No mais, foi bom admirar a região e ver de perto as mudanças que a chuva promove na paisagem.
Estrada para a comunidade na época da seca, em 2014 (Foto: Nívia Dias/Univasf)
Estrada para a comunidade na época da seca, em 2014 (Foto: Nívia Dias/Univasf)
Lagoa de São Vitor seca em 2014 (Foto: Nívia Dias / Univasf)
Lagoa de São Vitor seca em 2014 (Foto: Nívia Dias / Univasf)
Vista do alto da pedra do São Vitor (Nívia Dias/Univasf)
Vista do alto da pedra do São Vitor (Nívia Dias/Univasf)
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA
A comunidade de São Vitor é conhecida como território quilombola. Lá também há um sítio arqueológico e paleontológico. O local é um ponto de estudo da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e uma das pesquisadoras mais ativas por lá é a professora Nívia Paula Dias de Assis.
Segundo Nívia, em texto fornecido à assessoria de imprensa da Univasf em 2014, São Vitor é um sítio arqueológico e paleontológico que começou a ser estudado na década de 1970. Na região já foram realizados eventos com a finalidade de promover o turismo e resgatar os valores históricos, culturais e naturais de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.