terça-feira, 15 de novembro de 2022

Não caia no golpe do leilão! Veja como funciona.

 "O golpe tá aí. Cai quem quer"

A Internet é terra de ninguém, todos nós sabemos. E o que mais tem proliferado na rede mundial são os vários tipos de golpes financeiros que a cada dia, tornam-se mais criativos e acima de qualquer suspeita. 

Os leilões virtuais de veículos são os preferidos pelos golpistas.  Em razão de envolver somas consideráveis e despertar na vítima a sensação de adquirir um bem valioso por um preço bem abaixo do que ele realmente vale.


A vítima do golpe acredita que está fazendo um excelente negócio. E sempre acha que não pode deixar passar a oportunidade. Outra chance dessas não acontecerá jamais, é o que ela imagina. Ledo engano.

O que parece muito bom para ser verdade torna-se um autêntico pesadelo. Senão vejamos este caso que ocorreu nesta semana com uma das vítimas, que pediu sigilo e nos relatou o passo a passo que ela seguiu para comprar uma moto na empresa Vip Leilões,  conceituada e idônea em sua atividade e por este motivo, muito apreciada pelos bandidos para aplicar o estelionato. 

Utilizando artifícios falsos na Internet, como fotos de veículos no pátio da empresa, os meliantes conseguem enganar os mais desavisados.

Motocicleta quitada! Entregamos em sua casa! Com frete grátis!

A proposta é realmente tentadora. A motocicleta tem sido o veículo mais utilizado para aplicar o golpe. Por ter um preço razoável e caber no bolso das pessoas - um automóvel, em face do preço elevado, inibe o depósito em conta - a motocicleta aparece em mais de 80% dos casos de fraudes envolvendo os leilões virtuais.

Entenda a criatividade dos farsantes

Espalhados por todas as redes sociais, através de anúncios patrocinados, os golpistas oferecem os veículos passando-se por representantes e funcionários das empresas de leilão virtual.

Quando o link é aberto, você é direcionado para o leiloeiro oficial. Normalmente usam o WhatsApp para iniciar a conversa solicitando um cadastro. Até então não tem como levantar suspeitas. Parece ser um cadastro normal  na empresa e o próprio leiloeiro tem registro e licença para o exercício da função.

Inclusive a imagem do leiloeiro,  CNPJ e tudo mais,  aparecem no avatar do WhatsApp. Você agora não tem dúvidas! O negócio é sério, mesmo! Pensa.

Iniciada a conversa, você fala com o "auxiliar" do leiloeiro que irá lhe explicar todos os trâmites da transação. Lembrando que ele faz questão de frisar que está numa sala "ao lado" do patrão. Isso permite que, ao realizar o primeiro depósito, ele então lhe dirá que está "entrando" na sala do chefe para comunicar o pagamento. Nada mais simples!

A próxima vítima 

A empolgação começa a tomar conta! Finalmente encontrei a oportunidade de ouro, comprar um veículo com grande desconto! Como sou esperto, pensa você! já tramando a próxima compra.

O que não lhe ocorre, já completamente cego pelo negócio da China, é que o atendente do outro lado da linha,  está passando-se por outra pessoa. É um autêntico impostor, perdoe o trocadilho. Geralmente trata-se de uma outra vítima que lhe forneceu seus dados, documentos e fotos no momento de efetuar o cadastro. O mesmo que ele pediu para você fazer. 

Sendo assim, feito o cadastro, ele poderá utilizar seus dados, passando-se por você para enganar outras pessoas. 

Então, para o negócio parecer mais sério ainda, ele lhe envia fotos de um documento qualquer, habilitação e  título de eleitor da vítima citada, como sendo ele.

Além disso, a seriedade da transação torna-se mais evidente quando ele lhe afirma que o pagamento será efetuado no Mercado Pago, site de pagamentos vinculado ao Mercado Livre. Podendo  haver a devolução da quantia depositada caso você venha a  arrepender-se ou por qualquer outro motivo. Perfeito!

Até este momento tudo está correndo bem. Você checou a empresa no Reclame Aqui e a nota dela é alta, o que lhe dá tranquilidade. Já efetuou o depósito da comissão de seis por cento do leiloeiro e do valor da transferência do veículo.

 Só resta agora aguardar a chegada do bem na porta de sua residência! Assim como a nota de venda, documento quitado e o boleto com o valor a ser pago. Tudo dentro do combinado. 

É chegado o momento do envio. Você já fez a sua parte. Agora a responsabilidade pelo transporte é deles. 

Então, rapidamente, ele  liga e diz que, como você não tem habilitação para conduzir motocicleta, é necessário depositar 50% do valor total. 

O veículo vai ser transportado para outro estado e assim, segundo a lei, ele afirma, o depósito precisa ser efetuado pois o comprador não é habilitado.

Você então raciocina, se vou ter que pagar este valor de qualquer forma, posso adiantar logo esses 50%. Quando receber o bem, pago o restante.

Sem perceber nada, faz o depósito na conta do Mercado Pago, lembrando que, por ser uma instituição financeira atuando como banco, qualquer pessoa pode abrir uma conta, mesmo sem fazer parte do Mercado Livre. 

Até então, convicto de que tudo corria bem, não demora muito, para sua surpresa, o falsário liga novamente e diz que 50% era para o Estado de SP, onde ele trabalha. Para enviar o bem para o seu Estado tem que quitar 100% do valor. 

Um estalo vem à sua cabeça. Só que tarde demais! Caí no golpe! E então resolve não depositar mais nenhum centavo. 

Você diz então que quer o dinheiro de volta, que vai cancelar o pedido. Ele lembra que precisa de uma declaração sua, feita em cartório, pedindo o cancelamento. 

Feito isso, ele vai juntar aos pedidos cancelados, para apresentar, em uma data posterior, ainda não definida, ao juiz para formalizar a sua desistência. 

Com tudo pronto, a espera poderá levar de 30 a 60 dias para receber a quantia paga de volta. 

Dito isso, finalizando, você então imagina, como pude ser tão inocente!  Espere sentado, ou melhor deitado, porque, neste período, ele já lhe bloqueou! Restando apenas a sensação angustiante de ter sido lesado com suas próprias mãos!

E o pior não é nem tanto a quantia perdida, mas ser  alvo de chacotas por ter caído em um golpe tão evidente!

Só lembrando que a Vip Leilões faz questão de deixar bem claro, que:

- não recebe valores antecipados.

- não efetua vendas através de WhatsApp ou qualquer aplicativo de mensagens.

- o arremate do veículo é feito através de lances no site da empresa.

- não se responsabiliza por vendas realizadas fora do site.

- não trabalha com leilão de motocicletas

Confira mais detalhes sobre o golpe, nos relatos das próprias vítimas nos comentários do post, clicando abaixo.

Os comentários foram retirados do próprio site da Vip Leilões. 

Edição: blog da Cristal