domingo, 18 de dezembro de 2022

Los hermanos argentinos vencem a França em partida histórica

 Final emocionante!

Imagens: UOL 

Em partida digna de uma grande final de Copa do Mundo, a seleção portenha levou a melhor sobre a seleção francesa na disputa de penalidades máxima vencendo por quatro a dois após o empate de três gols no tempo normal.

Killian Mbappé, 23 anos, prestes a completar 24, fez os três gols da França somando oito gols no torneio e levando a chuteira de ouro.

Messi fez dois gols, sendo o primeiro de pênalti. Di Maria, seu grande escudeiro, marcou o segundo gol.

Martínez ganhou a luva de ouro como melhor goleiro e Messi a bola de ouro como melhor jogador da Copa. Seu companheiro Juan Álvares levou a bola de prata.

Em partida crucial, que determinaria o domínio por completo do futebol europeu na esfera mundial, caso a França alcançasse o tricampeonato,  sendo dois seguidos ou a redenção do futebol sul-americano, sobretudo da Argentina que não vencia uma Copa do Mundo há 36 anos, ainda quando tinha  Maradona, o maior jogador argentino, que levou a seleção ao bicampeonato. 

Imagem: Jovem Pan

Após a conquista de 86, foi preciso nascer o predestinado Messi, um ano depois, e esperar longos 36 anos, nove Copas, para que o novo ídolo,  após  disputar cinco Copas, levasse a taça de volta para os argentinos  em sua última tentativa.

Esta é a terceira final de Copa do Mundo a ser decidida nos pênaltis, depois de Itália x França em 2006 e Brasil x Itália em 1994. 

Muitos creditam a derrota francesa às declarações de Killian Mbappé que fez críticas ao futebol sul-americano. 

"Na América do Sul, o futebol não é tão avançado quanto na Europa. E é por isso que, quando você olha para as últimas Copas, são sempre os europeus que ganharam", afirmou.

O jogador francês disse ainda que Argentina e Brasil não jogam futebol de alto nível em seus países. 

Que chance perdeu Mbappé. Não de fazer gol, isso ele sabe fazer com maestria. Mas de ficar calado.