segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Grande sonho inocentino é abortado mais uma vez

Estivemos nesse final de semana (27/10) em Dom Inocêncio observando o andamento da grandiosa obra que promete tirar a "pequena grande cidade" do total isolamento. 

O governador Wellington Dias prometeu, quando visitou o município antes das eleições,  que terminaria os cerca de 30km de asfalto que restavam para concluir a PI-144, pista estadual que fará a ligação Dom Inocêncio à São Raimundo Nonato, sede da microrregião do Território Serra da Capivara.


Infelizmente, o que vimos foi uma obra abandonada sem nenhum trabalhador nem para tomar conta do que restou no canteiro de obras, se é que restou alguma coisa de valor.

Foram asfaltados cerca de 13km de pista vindo da sede do município restando, portanto, cerca de 16km, um trecho considerado pequeno, se levarmos em conta que a pista completa mede 105km até São Raimundo Nonato. 

A obra, que começou em 2011 após tantas idas e vindas e quatro paralisações, havia sido retomada em agosto deste ano. Hoje encontra-se, como constatamos, apesar de parada, bastante avançada. Se levarmos em conta, é claro, que a pista que falta está toda piçarrada e planificada em boa parte do trajeto, não faltando nenhuma ponte por fazer. 

Algumas tubulações por onde passam profundas veredas precisam ainda ser concluídas, mas seria questão de dias para o término completo da obra, caso fosse empregado o mesmo ritmo que reiniciaram os trabalhos, invadindo inclusive o período noturno e trabalhando noite adentro.

Há três semanas atrás, ou seja, logo após o término do primeiro turno das eleições em que o governador do Piauí, Wellington Dias , foi reeleito com 55% dos votos válidos, as máquinas e os equipamentos estavam sendo carregados para outro município, conforme constatou o inocentino Alonso Gomes. Veja a denúncia de Alonso no Facebook:


"É meu povo inocentino que sonha tanto com um asfalto, pois o governador reeleito agradece pelos votos que recebeu de Dom Inocêncio, e quem quiser ver um asfalto espere para próxima eleição que o mesmo estará aqui em cima de um banquinho ou em um palanque enganando o povo com apoio de políticos regionais"

Alonso Gomes estava se referindo aos inocentinos que ajudaram a reeleger o governador Wellington Dias mesmo contrariando um grande movimento que surgiu no município para exigir o término da obra, intitulado Dom Inocêncio sem asfalto, Dom Inocêncio sem voto" que surtiu efeito pelo menos até a eleição, mas que não teve o apoio total e irrestrito dos inocentinos que deram a maioria de votos ao governador antes mesmo de cumprir  a sua maior promessa.

Nós, da Cristal Produtos para Limpeza, que fazemos o referido trajeto constantemente, só podemos lamentar a paralisação de uma obra tão importante como essa que irá permitir o escoamento da produção inocentina. 

Apesar de ver todas as esperanças sendo consumidas pelos fatos, continuamos torcendo para que os responsáveis pela grandiosa obra possam retomar os trabalhos e encerrar esta que já está se tornando uma verdadeira novela. Qual será o próximo capítulo que nos aguarda???


A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Marcilio Tico, pessoas em pé


A esquerda, abraçado ao governador Wellington Dias , o professor inocentino, Marcílio de Sousa Silva, o famoso Tico, um dos criadores do movimento Dom Inocêncio sem asfalto, Dom Inocêncio sem voto" juntamente com Leílson Lima, Gutemberg Sousa (prof. Guto), prof. Manoel, Agnaldo Macêdo, entre outros líderes inocentinos. 

Segundo Tico, a obra é vital para o desenvolvimento da microrregião do Território Serra da Capivara e torce para que desta vez o governo cumpra a palavra e termine os 30km restantes. 

Vejamos agora algumas imagens captadas no trajeto:




O asfalto foi retomado partindo agora da sede de Dom Inocêncio. Esta imagem acima é da saída para São Raimundo Nonato com o bairro Alto da Bela Vista à direita. O trecho está com asfalto terminado.


Logo de início, saindo da cidade, nos deparamos com o muro 

que será a parte frontal de uma casa de shows que 

pertence a Salvador Nunes, empresário inocentino e 

empreendedor cultural. Da pista  dá pra ver a foto de seu 

filho, Sandrinho do Acordeon ornamentando a fachada. 
Com certeza, o primeiro empreendimento a ser realizado no trecho 
do novo asfalto.

Animais na pista ainda representam um grande perigo para os motoristas mais desatentos. Este belo trecho, nas duas imagens acima, pertence a localidade Riacho da Serra por onde passa um riacho de grande vazão, no entanto, não foi feita nem uma ponte no local, apenas alguns tubos para escoar a água que foi responsável por quebrar um poste ao meio na grande enchente de 2016.

A terraplanagem está bastante avançada e a pista que falta está toda piçarrada  faltando pequenos ajustes apenas para receber o asfalto.
Ponte da Fazenda do Meio, a famosa "ponte da discórdia" que foi notícia até no Jornal Nacional, já se encontra praticamente pronta com todos os acessos feitos, mas infelizmente, o asfalto ainda não chegou até lá. Faltando bem pouco, apenas cinco quilômetros para alcançar a ponte e mais 11km para ligar à outra ponta do asfalto e terminar a tão sonhada obra.

Riacho da Fazenda do Meio visto de cima da ponte. As primeiras chuvas já começaram na região.



Ponto em que o asfalto foi interrompido,  próximo à Fazenda do Meio e à 13km  da sede de Dom Inocêncio que ficou para trás.

Após trafegar por 16km de estrada de chão com boa parte piçarrada, finalmente chegamos a outra ponta do asfalto, a que vem de São Raimundo Nonato, na localidade Santa Bárbara, município de Coronel José Dias, exatamente na fronteira com Dom Inocêncio .  Como pudemos notar, são apemas 16km de estrada de chão praticamente pronta para receber o asfalto.










Mais um centenário em Dom Inocêncio

Nesta última sexta-feira (26/10), mais um inocentino aniversariou e entrou na três casas decimais, ou seja, a que representa um centenário. O grande vaqueiro Evaristo Ribeiro Soares, da localidade Sal, que pertence ao município Dom Inocêncio, mais conhecido como "Caboquim", completou cem anos gozando de muita saúde e junto de seus familiares, seus três filhos: Noralice, filha ainda do primeiro casamento, hoje com 75 anos; Laurito, ou simplesmente Lorito, como gosta de ser chamado e Edite do Loro, os dois últimos filhos do segundo casamento. 

Caboquim, ao alcançar a graça de chegar a esta esplêndida idade, viveu mais de 36.525 dias e se junta a mais três inocentinos que já são, como ele, centenários. O Senhor Sabino,  com 100 anos completos, Barnabé com 104 anos e Dona Justina que, mais velha que Sabino, também já passou dos 100 anos e mora na sede de Dom Inocêncio.

Como desejava Caboquim, que sempre sonhou em comemorar o seu centenário, se conseguisse alcançar  esta brilhante data, foi realizada uma grande festa que reuniu todos os seus amigos e toda família que hoje é bastante numerosa. Veja imagens:

Caboquim, que acabou de completar 100 anos, com seu sobrinho Quintino, que conta com mais de 80 anos

Dona Edite do Airton, muito contente com a graça alcançada por Caboquim

Familiares ao lado do aniversariante que passou dos 100 anos ou 36.525 dias de nascimento



O bom velhinho, apesar da idade avançada, está com a saúde em dia e não dispensa a bengala somente por precaução