terça-feira, 27 de julho de 2021

O homem pobre, o homem rico e a mágica dos juros compostos — sete anos fazem toda a diferença

Instituto Mises Brasil 
Comece cedo

Richard Russell, morto em 2015, foi um dos maiores escritores do mundo das finanças. Sua carta de investimentos, a Dow Theory Letter, era publicada, desde 1958, regularmente a cada três semanas, disponível apenas para assinantes.

A assinatura custava US$ 300 por ano (um preço extremamente alto para os padrões). Ele tinha 12 mil assinantes. 

Mas eis o principal: ele jamais fez nenhuma propaganda. Era tudo boca a boca. Seu histórico de previsões acertadas para a bolsa e para os metais preciosos garantiu sua reputação.

Seu artigo sobre o efeito dos juros compostos se tornou um clássico do mercado financeiro. Quem o lê muda para sempre sua visão a respeito das finanças e, principalmente, da importância de se poupar e investir desde cedo.

Faça um bom uso.

____________________________________

De tudo o que já publiquei durante os 40 anos em que escrevi essas cartas, o artigo intitulado "Rich Man, Poor Man" (Homem Rico, Homem Pobre) foi, de longe, o mais popular.

Recebi dezenas de pedidos para republicar esse texto novamente ou para autorizar sua divulgação para várias pessoas e empresas. 

Portanto, aqui vai.

—-

Ganhar dinheiro envolve muito mais do que prever corretamente para qual direção os mercados de ações ou de títulos estão caminhando. Ou tentar descobrir qual ação ou fundo irá dobrar de valor nos próximos anos. Para a grande maioria dos investidores, ganhar dinheiro requer um plano, autodisciplina e desejo.