terça-feira, 24 de abril de 2012

Moradores do Alto Bela Vista em Dom Inocêncio-PI protestam contra falta de água no município


Alto Bela Vista,  Dom Inocêncio-PI. O maior bairro da cidade sofre constantemente com a falta de água. Tanto para o consumo humano como para as atividades diárias. Cansados de tanto descaso pelo Poder Público e sem água sequer para beber, os moradores do Alto Bela Vista se uniram e resolveram assinar um documento para reivindicar uma solução para  a situação precária que vive o município...continue lendo e entenda o que está ocorrendo no bairro...

 A sede de Dom Inocêncio-PI, a 630km de Teresina, no Território Serra da Capivara, possui 30% do abastecimento de água atendido através de um poço artesiano. A água é salobra, imprópria para o consumo.
Isto é devido a quantidades excessivas de cálcario presentes na água inocentina.

Neste mês de março, dia 22, comemora-se o Dia  Mundial da Água, mas os inocentinos não têm motivos para  comemorar a data. O precioso líquido é artigo de luxo no município.A situação hídrica no município é crítica, principalmente em sua sede, que é abastecida na parte mais baixa pela água de um poço artesiano em dias alternados

Todo poço perfurado na sede e nas imediações apresenta altos índices de calcário, impossibilitando o consumo humano.Mesmo assim, esta água do poço não consegue atingir os bairros mais altos, como é o caso do Alto Bela Vista. A sede possui cerca de 2.000 pessoas sendo que cerca de 70% não são atendidos pela água do poço artesiano.

"O local era abastecido por carros pipas da Prefeitura Municipal,  mas um serviço  sem continuidade e quando acontece, não atende os moradores de maneira satisfatória, racionando o abastecimento, enchendo os reservatórios pela metade, e na maioria das vezes nem isso", declarou José Fábio, responsável pela elaboração do documento


.Neste período de estiagem, ocorre algumas vezes, o socorro prestado pelos carros pipas da Defesa Civil que, na verdade, são os mesmos contratados pela Prefeitura do município, fazendo a distribuição da mesma forma, a diferença é que neste caso, a água é boa para ser consumida, uma exigência do órgão. O abastecimento dura apenas uma semana, e quando vão embora, não se sabe quando e nem se retornarão.


Esta é a situação hídrica do município, caótica e sem previsão de mudanças, pelo menos a curto prazo. Sabemos que em qualquer cidade, o abastecimento de água é de responsabilidade da administração municipal ou do Estado e o serviço prestado é tarifado aos consumidores que pagam de acordo com a quantidade consumida.


O mesmo modelo poderia ser implantado em Dom Inocêncio, já que nenhum morador da sede se recusaria a pagar uma taxa de consumo mensal como acontece com a energia elétrica. O que todos desejam é poder utilizar água tratada e de boa qualidade para ser consumida, mesmo que isto tenha um custo.


A questão hídrica tem que ser a principal meta da administração municipal. É preciso discutir modelos e projetos que permitam trazer água de qualidade para a sede do município acessível a todos moradores. Hoje para se ter água apenas para as tarefas diárias, não para consumo, é necessário pagar 12 reais por mil litros de água salobra, calcária, do poço citado acima. Em contato com a pele, a água provoca manchas e no cabelo endurece os fios, mesmo utilizando xampu, e se for consumida, não sabemos os seus efeitos no organismo.


Comenta-se, não é de agora, que existe um projeto de canalização de água para o município proveniente da Barragem do Jenipapo, na cidade vizinha de São João do Piauí, mas até o momento, não temos conhecimento se foi aprovado nem quando será implantado, ou está arquivado, pois não existe movimentação em torno do projeto.

A Barragem do Jenipapo é a maior da região e uma das três reservas hídricas mais próximas que poderiam abastecer o municipio que conta com cerca de apenas duas mil pessoas na sua sede, quantidade muito pequena em se tratando de abastecimento de água. 


O documento que está sendo enviado pelos moradores á Câmara de vereadores, seguirá em diante passando pela Prefeitura, até chegar á Assembléia Legislativa e solicita a aprovação do projeto da Barragem do Jenipapo que tramita na casa dos deputados já há muito tempo. A carta solicita  a licitação urgente de empresas interessadas na construção da adutora para a canalização de água para o município. O estado em que vivem os inocentinos  é de calamidade pública. Uma pipa de 7.500 litros de água vindo da cidade de Remanso, a localidade mais próxima com água boa para consumo, não sai por menos de 400 reais.


"O projeto, uma vez executado, beneficiaria não só a população da sede do município, mas outras localidades que estão no trajeto da adutora. Com uma extensão total em torno de 90km, a canalização só traria desenvolvimento para Dom Inocêncio.Sabemos que a ação de um morador apenas, ou alguns poucos, não tem a força suficiente que a questão exige. Mas o povo unido tem. Assim, é preciso que o documento tenha a assinatura do maior número possível de moradores do município. Este ano de 2012 será muito difícil para os inocentinos pois praticamente não choveu o suficiente para entrar água nas cisternas. O problema se agrava ainda mais com a seca que se abateu sobre a região", declarou José Fábio, coordenador do movimento. 


Os responsáveis pelo documento convidam os moradores que ainda não estão no abaixo assinado solicitando água para o município. Estes devem procurar José Fábio Gomes de Oliveira, servidor estadual da Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues, em sua residência, próxima Igreja Congregação Cristã, no Alto Bela Vista, ou com Juraci Almeida Costa, também servidor estadual, no novo loteamento do Alto Bela Vista, próximo a casa do Bosco do carro de avisos.A participação também pode ser feita na sede da Cristal, empresa  localizada no bairro.


Raimundo Campos 

Caixas d'água estão na maior parte do tempo completamente secas 

O Alto Bela Vista está em expansão e não oferece abastecimento de água para seus moradores
cidade de Dom Inocêncio
O bairro carece de infra estrutura básica para seus moradores
Alto Bela Vista, Dom Inocêncio-PI. O maior bairro da "Terra dos Caprinos" não possui abastecimento de água



A famosa "Terra dos Caprinos" não possui  reservas hídricas suficientes para atender sua população. Água, nem para beber



Um comentário:

  1. parabéns aos moradores do Alto Bela Vista pela união demonstrada na questão da água, ao Zé Fabio pela iniciativa e passem adiante o documento. Eu assino embaixo.

    ResponderExcluir

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.