sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Internet: Pirataria ou Divulgação?

Kim "Dotcom", criador do megaupload
Há alguns dias atrás,  fomos surpreendidos com a notícia da prisão de Kim "Dotcom", o responsável pelo famoso site megaupload, especializado em downloads de filmes e vídeos...


 sendo o mais acessado entre todos os que hospedam este tipo de arquivo. Sua foto foi estampada em todos os veículos de imprensa como um verdadeiro contrabandista e formador de quadrilha.

Não queremos aqui jamais, defender este indivíduo e nem debater sob a forma como ele conseguiu arrebanhar sua fortuna, mesmo porque desconhecemos suas estratégias e seus meios empregados para tanto.

O site contava com um imenso e invejável acervo de filmes e vídeos e oferecia a opção de baixar gratuitamente, juntamente com outra opção premium, que era paga, para aqueles que desejavam maior rapidez nos downloads. Afirma-se que Kim já estava planejando ingressar com outro "mega" site que iria revolucionar o mercado.


O desenrolar dos fatos acabou gerando muita polêmica a respeito da ilegalidade do site e até que ponto deve ser permitido a cópia de trabalhos que envolvem direitos autorais. Se formos retornar ao início da criação da rede mundial podemos observar que o verbo que norteou os princípios da web, que representava o sonho de seus criadores e que ainda deve prevalecer, sob pena de enfraquecê-la, ou restringí-la ao extremo, pode ser definido em uma só palavra, compartilhar.


Resta então saber até que ponto o compartilhamento de arquivos na web pode ser nocivo á sociedade, ou neste caso, aos criadores da obra e seus patrocinadores, pois o que estamos presenciando é uma troca de conhecimentos, arquivos, dados e conteúdos de toda espécie, jamais visto, e que de um ponto de vista otimista, representa desenvolvimento para a sociedade moldada nos termos atuais onde impera o poder da informação.


O detalhe que deve ser observado e que está passando despercebido, é que estes arquivos têm sido criados, em sua maioria, na própria rede, o que não torna a prática ilegal, pelo contrário, como já foi citado, esta é o sentido de uma rede interligada de computadores, a divulgação dos trabalhos, desde que citada sua fonte, é claro.


O ponto chave da questão é que trabalhos que não foram desenvolvidos na própria rede, ou que já existiam antes da criação da web, estão sendo difundidos livremente dentro da mesma, o que não é aceito por seus criadores, que acreditam, e com certa razão, que muitas pessoas estão lucrando ás custas de suas obras.


Estamos vivendo outros tempos e acredito que nossa relação com a internet deve ser repensada e amplamente discutida. Não é mais possível conviver com idéias retrógradas e arcaicas de protecionismo, a rede mundial chegou quebrando barreiras e regras estabelecidas, é preciso aprender e adaptar-se á nova situação que se apresenta.


A internet não possui limites e por este motivo o nosso receio, pois não conhecemos ainda a total extensão de seus domínios, até onde ela pode chegar, assim é salutar a adaptação aos novos tempos e aos novos conceitos de propriedade.


É preciso discutir a lei de direitos autorais e reformulá-la, abrangendo as novas relações do mercado audio-visual, das diversas formas de mídia, estabelecendo novas regras, sobretudo em relação á internet. Não é possível existir a palavra "pirataria" em um ambiente ou sistema totalmente aberto e compartilhado por pessoas de todas as partes do mundo, é um paradoxo.


O mais correto seria definir esta troca de arquivos como uma forma de divulgação, ou algo parecido, já que todo usuário da rede já sabe, de antemão, que terá sua obra divulgada em vários sites, e não se incomoda com isso, sendo uma prática natural na web. Vamos nos adaptar aos novos tempos...


Raimundo Campos
Cristal produtos para limpeza
Dom Inocencio-PI





mansão utilizada por Kim  Dotcom





Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.