quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DOM INOCENCIO - A PEQUENA "GRANDE" CIDADE

Encravada no semiárido piauiense, Dom Inocencio está distante da capital 615km, situado no Território Serra da Capivara, que tem como sede o município de São Raimundo Nonato.


O município foi desmembrado de São Raimundo Nonato em 1989 e anexado ao Território em 2009, com a nova divisão estadual que criou a região englobando 16 cidades.




A região conta como característica e atrativo principal o PARNA-Parque Nacional Serra da Capivara, local de mata nativa, a caatinga, preservada juntamente com a fauna que abriga espécies endêmicas, ou seja, que são encontradas somente na região.

 O parque é famoso mundialmente pelas descobertas arqueológicas que o credenciam como o local escolhido pelos primeiros habitantes das Américas a cerca de 50.000 anos.


Dom Inocêncio possui cerca de 10.000 habitantes espalhados por 5.000 km quadrados e não faz parte do chamado entorno do Parque, tem sua localização prejudicada pela falta de estradas pavimentadas para facilitar o acesso ás outras cidades.




Isto faz com que o isolamento em relação aos outros municípios seja um dos principais fatores que atravancam o desenvolvimento local aliado a dificuldades básicas, como a distribuição de água que continua precária e a energia elétrica proveniente de outro município, que não consegue atingir níveis aceitáveis de fornecimento.


Apesar das dificuldades citadas acima o município é considerado como um dos melhores locais para se visitar na região, principalmente no período em que se comemora a festa do Padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus.

 Realizada na última semana do mês de junho, com cerca de 10 dias de festa e que atrai vários turistas dos municípios vizinhos e de outros estados como Bahia e Pernambuco, que fazem fronteira com Dom Inocêncio.


Conhecida como a "cidade do forró", o local é a terra dos sanfoneiros e tem na hospitalidade de seu povo, que é uma característica da região, a sua principal virtude.


O inocentino é alegre por natureza, gosta de festejar, de dançar o forró até o sol sair, receber e hospedar os que chegam á cidade.


Adora vestir-se bem, principalmente quando a ocasião permite.Dificilmente você encontra um inocentino que não o receba com um sorriso no rosto ou com um "bom dia".


A cidade é tranquila. Praticamente não existem registros relevantes de violência urbana no município. Como em todo o Piauí, Dom Inocêncio conserva suas tradições de cidade hospitaleira, que abraça aos que aqui chegam de todos os locais.



 Mantém-se como um local pacífico, que não foi ainda contaminada pelos problemas sociais inerentes ás grandes metrópoles, apesar de já experimentar os avanços tecnológicos.


Outra característica marcante da cidade é a criação de caprinos e ovinos, reconhecida em todo o estado como o maior rebanho de caprinos do Piauí com cerca de 130.000 cabeças.

O município foi agraciado com uma área propícia á caprinocultura por possuir um clima favorável onde predomina o sol o ano todo, assim como terrenos elevados e pedregosos, ideal para os animais providos de cascos.






É dentro deste cenário que a Cristal Produtos para Limpeza está inserida desde 2005.

Sempre valorizando as características do município, de seus moradores, acreditando cada vez mais na força de seu povo que a cada dia prova mais uma vez que é possível construir uma cidade com amor e dedicação apesar das dificuldades,  dando um passo a cada dia com o objetivo de fazer deste local um lugar melhor para se viver.




abraços, Raimundo Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.