domingo, 25 de setembro de 2016

Como Abrir Uma Lotérica: Investimento, Lucro e Exigências

Para fazer uma aposta na loteria, pagar as suas contas ou simplesmente sacar dinheiro, uma grande parcela de brasileiros vai até uma casa lotérica. Quer abrir um negócio com grandes possibilidades de rendimentos? 

Saber como abrir uma lotérica é uma boa opção para investir, pois trata-se de um negócio que oferece um atendimento de qualidade e rápido, atraindo uma grande quantidade de pessoas que preferem um serviço prático e eficiente.
como abrir uma lotéricaDevido à grande procura por parte dos consumidores e o potencial do negócio, o interesse dos empreendedores para abrir uma lotérica é cada vez maior. Quer entrar para esse ramo? Para ser bem sucedido é necessário conhecer todos os passos exigidos para montar uma lotérica, veja mais:

O Que Você Precisa Saber Para Abrir Uma Lotérica

Para abrir uma lotérica você precisa de uma autorização formal da Caixa Econômica Federal, e a mesma só é concedida através de um processo licitatório com base nos requisitos que são determinados no edital de abertura da pessoa interessada.

A partir daí, uma comissão interna da Caixa irá analisar todas as propostas técnicas apresentadas e considerará fatores como: o ponto comercial escolhido, atuação comercial e nível de escolaridade de todos os empreendedores que se candidataram.

Depois de tomar a sua decisão, a Caixa Econômica Federal exige que o empreendedor selecionado faça as instalações da nova casa lotérica obedecendo todos os padrões estipulados para este tipo de estabelecimento, o que compreende desde os equipamentos até a padronização da lotérica no contexto geral.

Para que o visual das suas unidades lotéricas seja igual a Caixa fornece um acompanhamento, assessoria e orientação aos empreendedores, além de alguns equipamentos disponibilizados sob regime de comodato e sem custos.

Opções de Modelos de Casas Lotéricas Para Abrir

Ao ser selecionado para abrir uma lotérica, você deve conhecer quais são os tipos de unidade que podem ser abertas, visto que há modelos com padrões e serviços diferentes. Os tipos de unidades lotéricas são:

1- Caixa Lotérica

Esta unidade comercializa todas as loterias federais e produtos conveniados, atuando também na prestação de todos os serviços que são delegados pela Caixa Econômica Federal.

2- Casa Lotérica Avançada

A casa lotérica avançada é uma espécie de extensão da casa lotérica, que precisa estar vinculada a esta de maneira obrigatória, recebendo autorização para comercializar todas as loterias federais, produtos conveniados, além de prestar todos os serviços oferecidos pela Caixa.

3- Unidade Simplificada de Loterias

A unidade simplificada de loterias é instalada somente em municípios em que não existem outras unidades lotéricas. Neste caso, a lotérica faz a comercialização de todas as loterias federais, produtos conveniados e fornece os serviços delegados pela Caixa.

4- Mini Unidade Lotérica

Na mini unidade lotérica o serviço lotérico é fornecido somente por um equipamento que é responsável por captar as apostas para os jogos e tem serviços exclusivos para realizar o comércio das loterias federais e produtos conveniados.

5- Unidade Móvel

A unidade móvel é adaptada em veículos automotivos que trabalham de acordo com um roteiro que é previamente estabelecido pela Caixa, fazendo a comercialização das loterias federais, produtos conveniados e na prestação de serviços delegados.

Como Escolher o Ponto Comercial Para Abrir Uma Lotérica

Na hora de escolher o local para abrir a lotérica é importante pesquisar quais são os melhores pontos comerciais da sua região, analisando as vantagens de cada opção. 

Para checar quais são as vantagens e desvantagens do local, uma dica interessante é se colocar no lugar do cliente, analisando se o lugar tem fácil acesso, conta com estacionamento, se o horário de funcionamento está de acordo o horário seguro da região, o serviço é interessante para área, entre outros fatores.

É recomendado pesquisar se próximo ao local em que você pretende abrir a lotérica existem estabelecimentos comerciais que fazem vendas de lanches, roupas e demais serviços, pois isso favorece o interesse dos clientes que já circulam pela área.

Se houver concorrência no ramo lotérico é recomendado avaliar se possui o mesmo nível de padrão e tipologia que você pretende para o seu negócio. Nesta situação, recomenda-se investir em serviços agregados que forneçam exatamente o que está faltando em seus concorrentes diretos.

Nível de Escolaridade Exigida do Empreendedor Para Abrir a Casa Lotérica

Para montar uma casa lotérica é necessário se mostrar qualificado para gerenciar esta modalidade de empreendimento. Sendo assim, você terá que sanar todas as suas dúvidas sobre gestão de negócios, visitando o maior número possível de empresários lotéricos que trabalham longe do ponto que você vai atuar, evitando que eles o enxerguem como um concorrente. Embora não haja um nível de escolaridade específico exigido, é levado em consideração a capacitação e qualificação do empresário para gerir o negócio.

Qual é o Investimento Para Abrir Uma Lotérica

O investimento exigido para abrir uma lotérica depende da modalidade de lotérica selecionada pelo empreendedor, sendo que agregado ao valor é necessário considerar um valor extra, que se refere ao alvará de funcionamento.

Por exemplo, se você quer abrir uma estrutura de unidade simplificada de loterias, o valor mínimo é de R$ 5.000,00, incluindo a tarifa do alvará, a padronização, e o restante das despesas geradas pela instalação da unidade.

Além disso, o empreendedor também deve contar sempre com um capital de giro. Para as outras modalidades de casa lotérica, ocorre o mesmo processo, sendo que os valores exigidos vão aumentando de acordo com a estrutura física da unidade lotérica e a sua tarifa de permissão.

Mais do que levar em consideração o ponto de instalação, as normas e padrões instituídos pela Caixa e o investimento necessário, você também tem de estudar a viabilidade deste valor financeiro utilizado, que será obtido apenas em um plano de negócios que inclui toda a estrutura da lotérica como, por exemplo, o investimento em instalações, os equipamentos, o material de consumo, os serviços de terceiros, utensílios, reserva para gastos não previstos, estoque, capital de giro e custos com a abertura do negócio.

Como Iniciar os Serviços da Lotérica

Ao conseguir concretizar a abertura da sua casa lotérica você deve ter em mente que somente nas suas vivências como gestor será possível enxergar de forma mais efetiva quais são os serviços prestados que carecem de melhorias na operação para que sejam otimizados para obedecer o padrão estipulado pela Caixa e satisfazer o seu público consumidor.

Para estar sempre promovendo melhorias nos serviços prestados pela lotérica é recomendado criar o hábito de ouvir o que os seus clientes têm a dizer sobre o negócio e o atendimento prestado, ficando atento tanto aos elogios quanto às reclamações.

Dessa maneira, o gestor tem um feedback que o permite desenvolver soluções inovadoras que visam sempre aumentar a satisfação do cliente. Afinal, como em qualquer área comercial, você também deve prezar pelo consumidor.

Vale ressaltar que você também receberá os treinamentos e acompanhamentos necessários oferecidos pela Caixa para que seja viável manter o padrão de qualidade nos serviços realizados e atendimento prestado. 

O empreendedor fica com a responsabilidade de contratar e treinar os seus funcionários para que aprendam a utilizar os equipamentos corretamente e atender os clientes nos diferentes tipos de serviços solicitados.

Abrir uma lotérica é, com certeza, um dos negócios com menor taxa de falha, pois possui um público consumidor fiel e que rapidamente passa a utilizar do serviço da nova casa lotérica instalada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.