segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cristal faz um balanço de 2015 e avalia perspectivas para 2016

Raimundo Campos
Em uma conversa franca, aberta e transparente com o blog, a direção da Cristal produtos para limpeza de Dom Inocêncio-PI, representada pelo prof. Raimundo Campos, analisa a atual situação da empresa, como foi o ano de 2015 e quais são os projetos para este ano.




"A fabricação em São Raimundo Nonato ainda não é possível. A água que vem da Barragem Petrônio Portela mais conhecida como da "Onça" e que serve o município, nem a própria onça consegue beber."

blog
Como surgiu a Cristal?

direção
No final de 2004, logo após as eleições municipais, o então prefeito de Dom Inocêncio, Luiz da Benta, resolveu em seu último ato antes de entregar o mandato á Padre Lira, promover um curso profissionalizante do Sebrae na área de fabricação e manipulação de produtos de limpeza, através da Secretaria Assistência Social, comandada pela Primeira Dama Dª Valdoíte Santos, mãe do atual prefeito Nenê.

O curso foi um sucesso entre os inocentinos que além de aprenderem como fabricar os principais produtos ainda se beneficiaram consumindo toda a produção. Muitas pessoas continuaram a produzir para consumo próprio e já no início de 2005, em março, iniciamos a produção visando atender aos consumidores que se interessaram pelos novos saneantes. 

Desde aquela época muita coisa já mudou na Cristal no processo de fabricação dos produtos, que foi se aprimorando e continua buscando se profissionalizar cada vez mais. Ainda hoje os cursos do Sebrae são ofertados pela Prefeitura, agora na administração de Nenê, e continua sendo um sucesso disseminando cada vez mais o uso dos saneantes entre os inocentinos e mostrando que  Dom Inocêncio tem vocação para  limpeza. A Terra dos Sanfoneiros quem sabe assim não poderá se transformar também na capital da limpeza!

blog 
Qual a maior dificuldade que a Cristal enfrenta para a aceitação dos produtos pelo consumidor

direção
Na verdade o consumidor não tem muito receio ou qualquer problema em levar os produtos da Cristal para casa. Aqueles clientes que já conhecem sempre voltam a consumir. Os que ainda não utilizam, por desconhecer ou por questão de preferência por outras marcas, talvez ainda seja muito fiel á marcas mais famosas, ou simplesmente não encontram o produto na prateleira, entre outros motivos pessoais. 

Mas, com certeza, a maior dificuldade que enfrentamos é o fato de que muitos, a grande maioria, que não experimentou nenhum dos sete produtos da linha Cristal, acredita ainda na falsa ideia de que a fabricação é totalmente caseira, feita de forma artesanal e assim não estaria á altura das marcas de primeira linha.  

Para atender a estes consumidores mais exigentes é que estamos na busca constante de profissionalizar os processos de produção e distribuição para oferecer ainda mais qualidade e segurança ao consumidor. 
Vale lembrar que metade da linha da Cristal é produzida por outras empresas e apenas fazemos o envasamento e distribuição. Ainda bem que a maioria dos clientes mais desconfiados acabam se surpreendendo ao experimentar pela primeira vez.

blog
O que a Cristal tem feito para mudar essa perspectiva do consumidor?

direção
Sabemos que não é fácil e que leva tempo para mudar esta percepção do cliente. A confiança, como já dizia Padre Lira, é o maior patrimônio que o ser humano pode ter e vale também para qualquer empreendimento. É o bem mais valioso e da mesma forma que para ser conquistada precisa de muito tempo e sacrifício, também pode ser perdida em questão de minutos.

Assim, nosso maior objetivo é fortalecer nossa relação com clientes e fornecedores, baseada na confiança de que estamos sempre procurando melhorar serviços e processos, sempre em busca da excelência e surpreender o consumidor com nossos produtos, principalmente aquele cliente mais exigente. Somente dessa maneira acreditamos que o cliente muda o conceito e mantém a fidelidade.

blog
Mas se este é o objetivo da Cristal, por que então não encontramos os produtos nas gôndolas da grande maioria dos comércios?

direção
Este fato ocorre primeiro porque ainda não dispomos de distribuidor que atenda as cidades da microrregião de São Raimundo Nonato, assim o atendimento é feito pela própria empresa apenas em Dom Inocêncio, onde está concentrada a maioria da clientela e São Raimundo Nonato através do Mercadinho Extra de Vilmar, no centro e mercadinho do Mário Rodrigues no bairro Umbelina.
Remanso-BA também conta com o Mercadinho Pinga-Pinga, distribuidor exclusivo na cidade localizado no BNH. 

Outro fator seria, como citado anteriormente, a dificuldade de penetração em praças que desconhecem os produtos e preferem não optar por trabalhar com algo que ainda não conhecem.
Isto acaba gerando falta de opção para o consumidor e redução nas vendas para o comerciante. 

Vale lembrar que existe uma outra empresa que utiliza a marca Cristal e que não tem nenhuma relação conosco, ela fica em Teresina, trabalha na mesma área e em comum só temos o nome de fantasia. Apesar da marca ser a mesma os produtos são diferentes. Assim, para quem deseja trabalhar conosco e se encontra em uma das três cidades citadas acima basta entrar em contato com a Cristal nos telefones e email mencionados neste blog.

blog 
Todo produto possui um diferencial. Qual seria então o da Cristal? Consumidores reclamaram ao blog que não estão encontrando os produtos nas prateleiras mesmo em Dom Inocêncio, qual o motivo da falta de produtos, seria a crise?

direção
Vamos por partes.  Respondendo a primeira pergunta, os produtos de limpeza são fabricados basicamente com os mesmos insumos. Como o próprio consumidor pode atestar, não existe muita diferença de um produto para outro. A maior diferença está no nível de concentração da matéria prima. 

Alguns produtos são menos concentrados, portanto mais baratos e outros optam por serem mais concentrados entregando mais qualidade para o consumidor. Assim, a quantidade de água existente no produto é que faz a diferença. Quanto menos água, mais concentrado. Este é o nosso diferencial. Buscar sempre fabricar produtos com maior nível de concentração possível, dentro da realidade do consumidor, é claro.

Quanto a falta de produtos nas prateleiras o consumidor reclama com razão. Desde que transferimos a administração da Cristal para São Raimundo Nonato em 2013 estamos acumulando perdas todos os anos. Isto sem contar que em 2014 e 2015 estivemos ocupados com cursos em Juazeiro-BA toda semana, o que nos impediu de ir a Dom Inocêncio, local da produção, com a frequência necessária. 

Com a redução dos produtos nas prateleiras, alguns clientes perguntavam se ainda estávamos fazendo os produtos. 


Gostaria de frisar que mesmo morando em São Raimundo Nonato, 
a Cristal continua em Dom Inocêncio. Estamos com representante 
atendendo aos clientes, comerciantes e consumidores, em nossa sede no bairro Alto Bela Vista para retirada de mercadorias. 

Sempre que podemos ou quando necessário estamos em Dom Inocêncio fabricando os produtos. Temos também um representante na cidade para entrega e visitas aos clientes.

Mas este ano, com curso encerrado, a dedicação será retomada e nosso desejo é poder atender aos clientes com toda a atenção que eles merecem. Ano novo, as esperanças também se renovam.

blog
 Os clientes não ficam desconfiados ao consumir algo que é produzido 
na região, mais especificamente em uma pequena cidade como Dom Inocêncio?

direção
O fato de fabricarmos os produtos em Dom Inocêncio ocorre pois lá trabalhamos com água potável recolhida das cisternas, apropriada para fabricação dos saneantes além de ter uma estrutura já montada para isso. Além disso, 80% dos clientes da Cristal residem no município.

A fabricação em São Raimundo Nonato ainda não é possível. A água que vem da Barragem Petrônio Portela mais conhecida como da "Onça" e que serve o município, nem a própria onça consegue beber. Não é de boa qualidade, não pode ser consumida e apresenta altos índices de cloro, alterações no gosto e no aspecto o que inviabiliza a produção. 

O local onde você vive não determina o seu sucesso ou fracasso. Mas sim o seu caráter, sua personalidade e sua competência. O fato de Dom Inocêncio ser uma cidade pequena, do interior, não significa que lá não se possa produzir com qualidade.

As dificuldades existem, muito mais pelo fato do isolamento do município, da escassez de água, do que pelo tamanho da cidade. O inocentino é um povo acolhedor, educado e alegre, apesar de viver em um lugar onde as dificuldades são imensas.
É claro que fica mais caro produzir em um lugar isolado e distante por conta do frete das matérias primas que acaba encarecendo a mercadoria.

Mesmo assim, as pessoas gostam de consumir produtos da região. Elas se sentem valorizadas pois estão consumindo algo que conhecem a procedência, sabem que é da nossa terra e sentem que aquilo faz parte delas. O sertanejo é famoso por preservar suas tradições, tem orgulho de sua terra e acaba sentindo o mesmo orgulho ao utilizar produtos locais. 

blog
Os produtos têm agradado aos consumidores, ou eles ainda tem resistência?
O que leva o consumidor a utilizar os produtos da Cristal e não de outra marca?

direção
É boa a pergunta e oportuna. Realmente a resistência existe por parte de consumidores mais exigentes e que não se contentam com produtos que não atendem por completo suas necessidades ou que entregam menos benefício do que prometem e acaba saindo  caro a relação custo/benefício do produto. 

Este é o motivo da nossa busca incessante em se profissionalizar e melhoria constante da qualidade.

O fato de consumir nossos produtos não significa que o cliente não utilize também outras marcas. É claro que isto ocorre.
A Cristal chegou apenas para complementar e dar mais opção ao consumidor. Não viemos para competir, mesmo porque as diferenças de qualidade existem, os produtos não são exatamente iguais e o consumidor é livre para escolher o que é melhor para ele.

blog
Como a crise afetou a Cristal em 2015?

direção
Todos os setores foram atingidos pela crise, é claro que houve redução de faturamento em todos os segmentos e com limpeza não poderia ser diferente. Mas, em nosso caso especificamente, a crise não foi a principal causa da queda no faturamento e sim o que já citamos na questão anterior que foi o afastamento que tivemos da empresa por conta de cursos em 2014 e 2015.

Não trabalhamos pensando em crise, mas sim em melhorar cada vez mais e oferecer mais qualidade ao consumidor que necessita de nossos serviços. Agindo dessa forma os efeitos da crise serão reduzidos. Devemos lembrar que o país sempre viveu em crise. Esta não é a primeira crise que o país atravessa e nem será a última. 
Acreditamos que quem trabalha corretamente não deve se preocupar com crise. Em 2015 tivemos uma queda nas vendas de 30% em relação a 2014. Mas este ano esperamos reverter a situação e fechar o primeiro ano em situação favorável desde 2012, já que trabalhamos três anos seguidos no prejuízo.

blog
E para 2016 quais são as perspectivas e as novidades?

direção
Como já adiantamos acima, 2016 deverá ser diferente dos outros anos. Buscaremos ampliar nossa carteira de clientes com ações de apoio ao comerciante. Melhorar os processos de fabricação buscando a profissionalização é outro objetivo para 2016. 

Para isto, a grande novidade no início de ano será a exposição dos produtos em displays personalizados, que são gôndolas contendo apenas produtos da Cristal e que já estão na empresa restando apenas distribuir nos pontos de venda.
Além de facilitar ao consumidor localizar os produtos, para o comerciante, que não pagará nada por isso, melhora a disposição dos produtos, já vem com a linha completa  e não precisa de muito espaço, mede apenas 50cm de largura por 1,50m altura.

O lançamento de mais dois produtos para lavar roupas, o Sabão Líquido e o Tira-Manchas, importado, com esferas que liberam todo o poder do oxigênio auxiliando na remoção de manchas são a novidade para este ano.

blog
obrigado pelos esclarecimentos

direção
Agradecemos a oportunidade de poder ter esse contato direto com os consumidores, e deixar todos a par das novidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.