sábado, 7 de setembro de 2013

Inauguração do asfalto de 58 km da BR 020 que liga Piauí à Bahia facilitará o comércio de São Raimundo com cidades baianas

Com BR 020, São Raimundo Nonato deverá assumir a liderança do comércio com as cidades baianas mais próximas.
width=300
Divisa do Piauí/Bahia
Nesta sexta 30/08 foi inaugurado mais de 58 quilômetros da BR 020. A BR liga a cidade de São Raimundo Nonato à divisa com o estado da Bahia, rodovia que promete mudar o perfil econômico e social de toda região.


Com o asfaltamento do trecho, a região de São Raimundo Nonato, localizada a mais de 500 quilômetros de Teresina, deverá assumir a liderança do comércio com as cidades baianas mais próximas do Piauí, entre elas Campo Alegre de Lourdes, que fica a 17 quilômetros da divisa e que já mantém movimento comercial com o estado.

“Quando entro no Piauí sinto uma grande alegria, porque vejo que aqui o governo cuida bem de seu povo – revela o pequeno comerciante baiano Edmar Nunes, que diariamente faz o percurso até São Raimundo Nonato para abastecer seu comércio em Campo Alegre de Lourdes.

Edmar reconhece que o asfaltamento do trecho vai facilitar a vida de muita gente, inclusive a dele. “Nesta região a Bahia não tem estrada, não temos como chegar a outros centros, mas agora temos bom acesso ao Piauí e é aqui que vamos resolver nossos negócios”, explica ele.

A BR 020, denominada oficialmente de “Rodovia Presidente Juscelino Kubistchek”, em homenagem a seu idealizador, nasce em Fortaleza e atravessa os estados do Piauí, Bahia e Goiás, com mais de 2 mil quilômetros de extensão, ligando o Planalto Central ao Nordeste.

Ainda este ano, Wilson Martins vai inaugurar o último trecho estadual da BR 020 no Piauí, entre as cidades de Isaías Coelho e Simplício Mendes, completando a ligação com as cidades de Vera Mendes e Itainópolis, já na região de Picos. “É uma estrada de grande importância, porque liga uma região altamente produtiva”, destaca o governador.

Na região de São Raimundo, além de melhorar o comércio com a Bahia, a BR já provoca outras mudanças. ”Desde que terminaram o asfaltamento, minha farda vive mais limpa, não preciso mais lavá-la todo dia”, confessa Ana Valéria Melo, 17 anos, aluna da Unidade Escolar Manoel Francisco dos Reis, na localidade Caranguejo. A escola funciona em dois turnos, atende 149 alunos e fica à margem da rodovia..

“Todo mundo vivia gripado, com febre e dores de garganta, porque a poeira era demais. Quando o ônibus escolar parava para pegar a gente, a poeira cobria tudo”, confirma a estudante Polyana Ferreira Ribeiro.

Para o diretor da escola, Vander Reis, o asfalto melhorou muito a vida na escola. “A gente passava o dia inteiro limpando carteiras e mesas. Agora, o trabalho é bem menos e sobra mais tempo para o aprendizado.

“A estrada ficou muito bonita, melhorou muito a vida da gente e já estou até ficando boa de uma rouquidão que parecia eterna, provocada pela poeira. Só temos é que agradecer ao governador”, comemora a comerciante piauiense Maria Socorro Lacerda.
Francisco Leal
redacao@remansoonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.