segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Novo "Tanque Velho" do Sal de cima é entregue pela Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio e população comemora com grande churrasco. Nenê lavou meu peito, disparou Zezito, anfitrião e responsável pela festa.

Prefeito Nenê visitou o tanque do Sal
"De peito lavado"
Açude tem mais de 200 anos
A Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio concluiu as obras de recuperação do "Tanque Velho" do Sal de cima e a população comemorou o término da obra com um grande churrasco realizado neste domingo (01/12). Veja imagens
O evento, que ocorreu na casa do Sr. Zezito, próximo ao grupo escolar, contou com a presença do Prefeito Nenê e sua comitiva que seguiram até o Sal e percorreram  a pé toda a extensão da barragem, do bojo, agora mais profundo, passando pela parede, mais alta, chegando até o sangradouro.

Nenê veio acompanhado dos vereadores Meira Silva, Zé Nilton, o Vice-prefeito Téa, e os secretários de educação, agricultura e obras, Agnaldo Macedo, Valtinho e Luiz da Benta, que estava acompanhado de sua esposa Dona Valdoíte, os dois são os pais de Nenê.

Agradecimentos

Movidos por um sentimento de grande entusiasmo e em estado de pleno êxtase numa felicidade incontida, a comunidade do Sal não se conteve de emoção com a presença do gestor e a conclusão das obras do tanque que desde sua fundação, que remonta há mais de 200 anos, jamais havia recebido uma obra de recuperação deste porte. 

"Muitos moradores não acreditavam que a prefeitura realizasse a obra, mas eu sempre confiei no prefeito e Nenê lavou meu peito", declarou Zezito, dono da festa, profundamente emocionado, sem conter as lágrimas. O secretário de educação Agnaldo Macedo relembrou os tempos de campanha onde era  mestre de cerimônias e conduziu o discurso junto a comunidade abrindo espaço para que todos pudessem expressar o sentimento de gratidão com a finalização dos trabalhos. 

Palanques desmontados

O secretário de obras e pai de Nenê, Luiz da Benta, responsável pelo serviço de restauração do tanque, foi quem mais se estendeu no discurso, emocionado, lembrou das dificuldades que a prefeitura enfrenta neste momento, "faltou dinheiro até para o óleo dos tratores", mas mesmo assim com muito esforço, conseguimos terminar esta grande obra que será de vital importância para o Sal. Luiz também fez questão de lembrar do ex-vereador do Sal, Pedro do Izídio, falecido em um trágico acidente, junto com seu filho Rege, quando seguiam rumo a Teresina para vender caprinos. 

Os trabalhos de aprofundamento do açude foram concluídos em oito dias de retroescavadeira e sete dias de veículo tipo caçamba, conta Osvaldo, tratorista que afirmou ainda que só não aprofundou mais a barragem pois começou o período das chuvas e as  máquinas deslizavam na lama.

Moradores mais antigos da localidade, como Quintino e sua esposa, Dídima, mais conhecida como Senhora, Salvador, o Dôzinho, Hilário, Marcelo e Creuza agradeceram ao prefeito e destacaram a importância que o tanque representa para a comunidade do Sal. Moradores das localidades vizinhas ao Sal também estiveram presentes, como o Sr. João do Pé do Morro, mais conhecido como João Gamela, que fez uma reivindicação ao Prefeito exigindo também que sua localidade fosse atendida com uma barragem.

Histórico do Tanque Velho do Sal

O Tanque Velho do Sal foi construído na época dos escravos, em data não confirmada, há cerca de 200 anos pelo primeiro morador do Sal, o patriarca da família Soares, casado com dona Maria da Glória, vindos das Queimadas do Senhor do Bonfim, hoje pertencente ao município de Dirceu Arcoverde  e que era conhecido apenas pelo sobrenome.

Soares utilizou mão-de-obra escrava na construção do tanque que sangrou logo na primeira chuva. A força da água era tanta que acabou levando o próprio Soares, que se encontrava em cima da parede e só não morreu por ter ficado preso a uma árvore. O tanque foi aberto a força braçal e a terra era retirada em lombo de boi nas chamadas padiolas. O açude costumava atravessar o período de seca, mas nesta última estiagem, uma das piores da história, secou rapidamente não suportando a falta de chuvas.
A barragem já experimentou algumas obras de menor porte, mas esta foi a primeira restauração total do tanque.



Sal de cima fica na divisa com Remanso-BA


parede do Tanque foi elevada


Nenê percorreu o Tanque Velho do Sal com sua comitiva

parede do Tanque foi elevada

Tanque Velho do Sal agora recuperado

Nenê percorreu o Tanque Velho do Sal com sua comitiva

Tanque Velho do Sal agora recuperado


Nenê percorreu o Tanque Velho do Sal com sua comitiva


Tanque Velho do Sal agora recuperado

Sangradouro do Tanque Velho do Sal com Nenê e comitiva

Prefeito Nenê escalou a subida do Tanque Velho do Sal com seu filho João Gabriel

Prefeito Nenê no centro e o Tanque Velho do Sal mais abaixo

Prefeito Nenê no centro e o Tanque Velho do Sal mais abaixo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.