segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Causas do mau hálito quase sempre estão na boca, e não no estômago, dizem os especialistas

Segundo dentistas, é normal ter mau hálito durante algumas horas do dia, porém não permanentemente

'problema pode estar na higiene bucal'
Mau hálito é um daqueles assuntos constrangedores que dificilmente vem à tona. Mas, para quem apresenta o distúrbio, o ideal é encará-lo, pois na grande maioria dos casos é possível resolvê-lo com medidas simples.




"A higienização correta pode ser muito eficiente porque em mais de 80% das ocorrências o problema se origina na boca, e não no estômago", afirma Hugo Roberto Lewgoy, mestre e doutor pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), professor titular de Clínica Integrada de Atenção Básica e Biomateriais da Uniban.

Segundo o especialista, é normal ter mau hálito durante algumas horas do dia, porém não permanentemente. Quer dizer, tem que saber diferenciar a halitose fisiológica da patológica. A primeira se caracteriza por aquele cheirinho desagradável que quase todos os mortais apresentam quando acordam, relacionado ao metabolismo do corpo humano: ocorre em decorrência de uma leve hipoglicemia noturna (redução da taxa de açúcar) provocada pelo menor fluxo salivar durante o sono, aliada ao aumento da flora bacteriana.
Limpeza correta é fundamental

Tal desconforto, no entanto, tende a desaparecer após a primeira refeição, seguida da limpeza dos dentes, das gengivas (com escovas interdental e dental convencional) e da língua (realizada com raspadores ou higienizadores linguais). "No caso patológico, é preciso procurar ajuda e recorrer a um tratamento especializado", alerta Flávio Luposeli, cirurgião dentista especialista em estética do sorriso, pós-graduado pela Sociedade Paulista de Ortodontia, com mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

"Também é importante não fazer jejum prolongado", completa Maurício Duarte da Conceição, pós-graduado em halitose pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, membro fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose.

LEIA MAIS

  • Thinkstock
    Cerca de 30% dos brasileiros têm mau hálito; veja como não entrar nesta lista

 
Quem avisa, amigo é

A melhor forma de uma pessoa saber se tem mau hálito é perguntando a alguém íntimo. Um parente próximo ou um amigo verdadeiro podem ajudar, revelando o transtorno para quem o tem. "Mas é bom procurar alguém sério e de confiança, que não dará conotação pejorativa à pergunta", aconselha Hugo Lewgoy. "Vale perguntar para um confidente em diferentes horários ao longo do dia", completa Maurício Duarte da Conceição.

Para aqueles que querem alertar, mas se sentem constrangidos, há uma alternativa. Quando se entra no site da Associação Brasileira de Halitose, logo uma caixa se abre perguntando: "Quer ajudar um amigo (a) que tem o hálito alterado?".

O programa, chamado SOS Mau Hálito, pretende alertar as pessoas sobre o distúrbio. Ao clicar na janela, você escolhe a forma de avisar ao amigo – por carta ou e-mail –, mantendo seu nome em sigilo.

older woman and man

Nunca é tarde demais

Inclusive se você não foi constante no uso de fio dental durante os anos de sua infância ou adolescência (ou inclusive quando tinha vinte ou trinta anos), nunca é tarde demais para obter os benefícios do uso diário de fio dental.

Fatores de risco

O cuidado bucal em geral e o uso de fio dental em particular têm especial importância para os adultos idosos, dado que estão em situação de risco aumentado de doença das gengivas devido a diversos fatores:
  • •Envelhecimento geral. Inclusive se você tem uma boa saúde geral, à medida que envelhece começará o recesso de suas gengivas. O uso diário de fio dental contribui para promover a saúde de suas gengivas e freará este recesso.
  • Osteoporose. A osteoporose é comum em adultos de idade média e em idosos. As investigações demonstram que a saúde oral pode estar relacionada com osteoporose de várias formas. Os estudos demonstraram que a doença periodontal pode ser um indicador de osteoporose subjacente, e os estudos em mulheres com osteoporose demonstraram que elas apresentam maior risco de doenças nas gengivas.
  • Boca seca. A boca seca, ou xerostomia é um problema do cuidado dental que pode passar sem ser detectada em adultos idosos, porque eles não observam esse fato por si mesmos e não o mencionam aos seus médicos ou dentistas. A boca seca pode incrementar o risco de doença das gengivas porque não existe suficiente saliva para eliminar por lavagem as bactérias e partículas de alimento que podem provocar a doença das gengivas, se permitida sua acumulação. Certos tipos de medicamentos, inclusive os antidepressivos e alguns anticonvulsivantes, podem contribuir para causar boca seca. Leia os possíveis efeitos secundários de todos os medicamentos que você toma, e se a boca seca estiver na lista, seja cuidadoso com a escovação dos dentes e com o uso de fio dental.
  • Síndrome de Sjögren. Este transtorno autoinmune pode acontecer em qualquer idade, mas é mais freqüente em mulheres menores de 40 anos. Os dois sintomas mais comuns são olhos e boca extremamente secos. Se você tiver síndrome de Sjögren, a falta de saliva incrementa o risco de cárie, e é importante escovar os dentes depois de cada comida, e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. O profissional dentista também pode sugerir um enxágue antimicrobiano para ajudar a manter as bactérias afastadas.

Não viva no passado

Alguns adultos podem estar preocupados com o perigo de perder os dentes porque não prestaram atenção à higiene oral no passado. Embora os antecedentes de higiene oral inadequada incrementem o risco de perda de dentes, o cuidado preventivo da saúde oral pode reduzir esse risco. Os resultados de um estudo de 736 homens adultos demonstraram que os que tinham hábitos de cuidado oral saudáveis, inclusive uma combinação de escovação de dentes, uso de fio dental e consultas regulares ao dentista, tinham maior probabilidade de manter seus dentes à medida que envelheciam, em relação aos que não seguiam tais hábitos. Os homens com antecedentes mais prolongados de saúde oral adequada tinham maior probabilidade de manter os dentes, mas inclusive os que seguiam uma rotina constante de saúde oral durante um período mais curto tinham menos probabilidade de perder dentes, em relação aos que não seguiam uma rotina constante de cuidado bucal.

A tecnologia facilita o uso de fio dental

Para os adultos idosos pode ser mais difícil o uso diário de fio dental. Se você ou algum conhecido idoso tem problemas para usar fio dental padrão, prove com um aparelho elétrico que limpa entre os dentes e estimula as gengivas, e facilita o uso feito por mãos instáveis ou fracas.
Inclusive se você não tem todos os seus dentes, o cuidado oral é importante. Para os adultos idosos que preferem o uso de um fio dental em lugar de um aparelho elétrico, o fio dental esponjoso pode ser uma boa escolha, pois está fabricado em fibra de náilon que se estira e ocupa os espaços entre os dentes. Desta maneira, pode limpar as partículas de alimento destes espaços melhor que o fio dental padrão. O fio dental esponjoso também pode ser uma boa opção para adultos que têm pontes, ou outros tipos de dispositivos dentais.

Envelhecer com confiança

A saúde oral é um fator importante no envelhecimento saudável. A manutenção da saúde dos dentes e das gengivas significa impedir que as bactérias encontrem uma via para ingressar na corrente sangüínea para causar infecções. O uso diário de fio dental fornece a você (ou a quem cuida de uma pessoa idosa que requer ajuda) uma oportunidade de examinar os lábios, as gengivas, os dentes e a língua com relação a qualquer problema, por exemplo aftas, gengivas sangrantes ou dentes soltos ou danificados. A detecção precoce de problemas é chave para reduzir o risco de sofrer transtornos graves tais como gengivite, que poderiam conduzir à perda de dentes, se não forem tratados.

12 comentários:

  1. o "especialista" não está totalmente certo nem totalmente errado. Vários podem ser as causas do mau hálito. Meu filho (26 anos), por exemplo, sempre se queixou do hálito não muito agradável (nós, eu e minha esposa, sempre o alertamos sobre isto). Ele sempre foi extremamente neurótico com escovação e tal. E o problema persistia. Recentemente ele procurou um otorrino e ele foi curto e grosso: TUAS AMÍGDALAS!. Feito a cirurgia, constatou-se que as amígdalas dele estavam "extremamente partidas" e que nestas "fendas" é que ficavam resíduos alimentares. Portanto, várias podem ser a causa do mau hálito.

    ResponderExcluir
  2. O Dr. esqueceu de salientar, que o mau hálito tambem pode ser proveniente da GARGANTA: EX: uma dor de garganta mau curada resulta em ORIFICIOS na mesma, chamadas até mesmo de CRATERAS, onde o residuo alimentar se acumula, e portanto causando o MAU HÀLITO, neste caso a CURA se da por meio de cirurgia,ao qual os orificios são fechados evitando o acumulo de alimentos, com isto a CURA do PROBLEMA,!!!!

    ResponderExcluir
  3. é simples colegas ! esqueça as baboseiras que vocês leu acima e simplesmente escove a língua bem no fundo, essa é a cura não só do mau halito , mas também das gripes fortes seguida das dores de garganta, faça isso antes de dormir e depois de acordar;... quando dormimos os restos de alimentos que ficam presos nas papilas da língua são consumidos por bactérias que encontra ali um lugar perfeito pra proliferar, úmido, quente e cheio de restos de alimento,pronto a festa tá feita e uma noite é uma vida inteira pras bactérias e elas morrem aos milhões dentro da sua boca e é por isso que você acorda com bafo de múmia;... sofri por uns 20 anos com esse problema e hoje faz uns 30 anos que não tenho mau halito e nem gripes fortes, fica a dica.

    ResponderExcluir
  4. POR FAVOR ALGUEM ME EXPLICA!!!!!! Tenho gastrite norvosa e tem mais gente na minha familia que sofre do mesmo mal, observei que sempre que passamos nervosso ficamos mal do estomago e consequentemente com mau halito.então quando ficamos nervosos a boca cheira mal???

    ResponderExcluir
  5. Uma boa dica e que resolve o problema do mau halito eh fazer buchecho com uma mistura de 2 porcoes de agua para uma porcao de agua oxigenada 10 vol. Resolve mesmo. Engoy.

    E clareia os dentes

    ResponderExcluir
  6. E eu discordo desse Dr. Tenho a convicção que o mau hálito é 80% proveniente do estomago, principalmente em portadores de hérnia de Hiato. A válvula esofágo gástrica com excessivo relachamento, permite o refluxo gastrico esofágico. Para a boca causar esse hálito insuportável, é preciso muito relachamento e nada de escovação dentária... Me desculpe esse especialista.. mas se ele quer buscar mais pacientes para as cadeiras de odontologistas, deve fazer de forma mais clara, não confundir pessoas e com seus diagnósticos.

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria ! Além das causas bucais destacadas pelos colegas , seria também muito bem lembrado as pessoas que sofrem da patologia de refluxo estomacal.Complementando as causas bucais , doenças gengivais em seus diferentes estágios de evolução , também geram mau hálito em algumas pessoas. Por ser uma doença "silenciosa" ( nem sempre manifestada por dor ) em seus estágios iniciais , recomenda-se as consultas preventivas em seu dentista de confiança ou preferencialmente em um dentista especializado em gengivas ( PERIODONTISTA ). Prevenir e' sempre melhor que remediar !

    ResponderExcluir
  8. Verdade ABSOLUTA o seu comentário. Pessoas que sofrem de gastrite já em grau avançado ou de refluxo têm problema de mal hálito SIM.

    ResponderExcluir
  9. ]Assunto interessante e pouco comentado, e pior, muita gente tem. Não vi na matéria nem um comentário sobre (sei que é chato gente, mas é importante) umas "bolinhas" que as vezes ficam em alguma cavidade da garganta, um profissional me disse que são restos de alimentos e outros, enfim, importante olhar no espelho se possível até com uma lanterna, e descobrir o melhor objeto para retira-las de lá (as ditas "bolinhas"), e preparem-se, são muito fétidas, porém melhor eliminá-las em casa, na pia, do que fazer com que alguém numca mais te esqueça e, da pior forma, saúde começa pela boca, e garganta.

    Estas bolinhas são mesmo fétidas, dificeis de retira-las, tai uma boa idéia para os inventores de plantão, bolar uma ferramenta simples e funcional como aquelas espátulas para limpeza da lingua!

    As bolinhas são chamadas de cáseos. Formadas por restos de alimentos que se acumulam em reentrâncias das amigdalas. Após as refeições deve ser feita limpeza bucal com medicamentos e procedimentos recomendados por profissionais da Saúde. A extração leiga dos cáseosl pode ser perigosa por causa de danos que possam ser causados aos tecidos da região, concomintante por ferimentos e pela presença de bactérias.

    ResponderExcluir
  10. Bem lembrado e só complementando essas bolinhas são restos de comida, pequenos, quase microscópicos que se alojam nas amígdalas e até onde sei não sai só raspando, tem que retirar as amígdalas. Porém se sair só raspando, acho ótimo, evita gasto com cirurgias que são bem mais agressivas.

    ResponderExcluir
  11. Eu também tenho CÁSEOS, e um médico otorrino falou que no meu caso, trata-se de amígdalas cavernosas, ou seja, esconde alimentos, daí preciso constantemente limpá-las, ou fazer uma cirurgia pra retirada.

    Exatamente amigo, eu sofro com o problema de Cáseos algum tempo já, e ando trabalhando muito sem tempo de ir no especialista, apesar de ser casado e minha Esposa ter o mesmo problema, isso já vem me incomodando a algum tempo, oque eu acho estranho é que dizem que não é contagioso, seria muita coincidência eu e minha esposa termos o mesmo problema?

    ResponderExcluir
  12. é inacreditável como especialistas dizem tanta bobagem afim de se autopromover com este assunto já pesquisei e vi coisas absurdas ditas por médicos especialistas no assunto depois de 15 longos anos pesquisando o assunto e fazendo algumas pessoas de cobaia portador e não portador de halitose descobri que a halitose denominada crônica é resultado de uma má formação genética ao final da língua q retem com muita facilidade uma grande quantidade de restos de alimentos ao ser engolidos associados as inúmeras bactérias presente na boca em menos de 20 minutos esta pronto a bomba de odor. não adianta fazer higiene bucal não adianta fio denta,l não adianta raspador de língua, o certo seria uma cirurgia para reparar as crateras ao final da língua e não existe tratamento 100% garantido quem garantir isso estará mentindo por isso que fala em cirurgia nao sou especialista porem fiz testes reais com pessoas que tinha halitose cronica

    ResponderExcluir

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.