domingo, 8 de julho de 2012

Pai do Trio Nordeste morre no interior do Piauí


Trio Nordeste grande sucesso pé de serra
Mesmo em fase terminal, ele conseguiu realizar seu desejo de retornar á sua terra!
Era o pai do conhecido "Trio Nordeste", grupo que fez sucesso nos anos 80 no Piauí....


Faleceu neste último domingo (17), aos 94 anos, de causas naturais, em Dom Inocêncio-PI,  Mariano Ribeiro Soares, o "Marianinho" do Sítio na Volta do Boi, município de Coronel José Dias-PI.  

Mariano era o pai do famoso "Trio Nordeste", conjunto sertanejo formado por três de seus filhos, Evan, Milton e Zé Nivaldo, no início dos anos 80, que fez muito sucesso na época. Milton faleceu em 1999 em Mauá-SP.

 O Trio Nordeste emplacou grandes sucessos do forró pé de serra como "Teresina do meu Piauí", "Mãezinha querida", "Recordando Noite e Dia". Ainda hoje, o único trabalho do grupo, gravado em 1982, "De Juazeiro ao Piauí", é ouvido por aqueles que amam o verdadeiro forró pé de serra. O LP  hoje é considerado uma raridade. Segundo Evan, pode-se encontrar apenas a versão do trabalho de 82 gravada para o CD.

Suas músicas ainda são tocadas e repercutem na memória daqueles  que curtiram e viveram os anos 80, a chamada "década perdida", uma época sublime e ingênua, onde a música e a televisão dominavam a mídia.   

O Trio se desfez logo após o grande sucesso em 1984, mas o sanfoneiro Evan, líder do grupo, ainda está em São Raimundo e podemos ouvir sua voz inconfundível no programa "Toca do Forró", nas manhãs de sábado pela Rádio Serra da Capivara. 


Milton, Evan e José Nivaldo o famoso Trio Nordeste, grande sucesso do forró nos anos 80


trio-nordeste-verso
De Juazeiro ao Piauí, inesquecível trabalho do Trio Nordeste nos anos 80



Biografia

Mariano Ribeiro Soares


Mariano Ribeiro Soares nasceu em 29 de julho de 1917, ia completar 95 anos. Filho de Ladislau Ribeiro Soares e Josefa Maria da Silva, natural das Queimadas de Senhor do Bonfim, em Dirceu Arcoverde.

Marianinho, como era carinhosamente chamado, era portanto, queimadeiro legítimo,sendo o sexto filho do casal. Teve sete irmâos, Zeca, Marina, Raimundo, o Mundoca, Manoel o Né, Carolina, Maria a chamada Dona e Daniel, este último Mariano passou a vida inteira a sua procura sem encontrá-lo.Não se sabe se ainda está vivo.

Tinha retornado de São Paulo na terça-feira (12) para descansar em sua terra e foi o que aconteceu. 

Casado com Eva Maria de Oliveira, filha de Maria Gertrudes de Oliveira, a Neném e José Raimundo da Silva, o popular Zé Mucinha. A união entre Eva e Mariano foi para sempre, até que a morte os separou nesta terra a sete dias atrás.Viveram juntos durante 67 anos como reza o sagrado matrimônio. Jamais se separaram um do outro.Tão forte e tão duradoura foi a união do casal que a última palavra que saiu de seus lábios foi o nome de sua companheira.

Mariano teve uma vida longa e feliz sempre ao lado de sua esposa. Era um grande contador de "causos". Todos gostavam quando contava suas histórias de "trancoso". Jamais pensou em abandonar seu pedaço de chão.Teve sete filhos, Almir,Naides, Evangelista, Maria Nilta, Milton, Edvaldo e Zé Nivaldo.

Foi uma vez tentar viver em São Paulo,levando toda a família, mas quando saiu para procurar emprego na grande cidade, não voltou mais para casa. Não deu notícias durante mais de um mês,deixando a família preocupada com seu paradeiro, até que decobriram que Mariano tinha retornado a sua terra.Foi quando pediu para a esposa voltar com os fihos e nunca mais quis saber de São Paulo."Água que não para não ajunta lodo" afirmava, justificando a sua permanência no sítio onde vivia.

Era uma pessoa respeitada dentro da comunidade.Também  muito influente junto aos amigos.Em campanhas eleitorais ele sempre saía pela comunidade e conseguia convencer os seus amigos a fazer a melhor escolha entre os candidatos.Quem fosse iluminado por ele sempre vencia, mas mesmo assim,  jamais quis ser candidato a nada.

Já no final de sua vida, esteve por dois anos e quatro meses em São Paulo de novo, agora tratando de sua saúde, mas seu maior desejo era repousar para sempre em sua terra natal."Não me enterrem longe de minha casa" ele sempre pedia.

O seu desejo final foi realizado, Mariano. O seu sacrifício foi recompensado.Valeu todo o seu empenho em suportar as dificuldades até o dia em que pode retornar a sua terra querida. Hoje, graças á Deus, a sua esposa e seus filhos você pode repousar em paz no seu querido pedaço de chão.Todos estamos felizes por termos compartilhado de sua amizade sincera. Fique com Deus e descanse em paz, Mariano.É o que todos parentes e amigos desejam neste momento.
Mariano é o segundo da esquerda
 Trio Nordeste

Grande sucesso regional do Piauí no  tradicional forró pé de serra, o Trio Nordeste teve sua formação realizada em São Paulo no início dos anos 80. Com  suas origens na região de São  Raimundo Nonato, Evan, Milton e Zé Nivaldo resolvem retornar á cidade para divulgar o recente trabalho. Com uma turné pelas cidades da região, o grupo faz enorme sucesso e resgata o forró  tradicional.


O tocador do triangulo, José Nivaldo, está morando em Dom Inocencio-PI, região de São Raimundo, mas não continuou a carreira, apesar de ter gravado dois discos, um com o parceiro Gilvani, em 1988, formando a dupla Gilvani e Givaldo, o outro com seu irmão Milton, já falecido, que formou a dupla Gil e Givaldo,na década de 80.
O Zabumbeiro Milton, só gravou um LP com Zé Nivaldo, mas não obtiveram êxito com a dupla Gil e Givaldo, (apenas uma música, muito boa por sinal, “Juras de amor” tocou algumas vezes), mas não foi divulgado o trabalho como o 1º disco com o trio.

 O trio Nordeste não poderá ter mais a primera formação. O zabumbeiro  Milton já não se encontra entre nós, assim o único trabalho deles é este disco que hoje é uma raridade, uma verdadeira relíquia, que muitas pessoas aqui da região ainda possuem, e que existe uma versão para CD. Clássicos, como “Teresina do Piaui”, ” de Juazeiro ao Piaui” ainda são tocados até hoje.

Raimundo Campos
Mariano Ribeiro Soares


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.