domingo, 31 de março de 2013

Estrada velha Cacimbas-Sal está abandonada, mas ainda resiste ao tempo


'boas lembranças'
Uma das mais antigas estradas do município de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, a via de ligação entre o povoado das Cacimbas e o Sal de Baixo, outrora bastante movimentada, hoje guarda apenas as lembranças da época em que era o único elo de ligação entre os dois povoados. Veja as imagens com novo trajeto...


Histórico

Construída na metade dos anos sessenta, no século passado, a estrada, com cerca de 15km em linha reta, foi aberta graças ao trabalho braçal dos moradores locais. 

Não havia máquinas ou tratores na época para realizar o serviço. Idealizada e construída pelo grande líder da região, Manoel Lira Parente, o famoso Padre Lira, que na época  comandava a Fundação Ruralista, entidade assistencialista recém inaugurada que atuava na região, a estrada ligava as duas mais importantes localidades da época. Cacimbas, iniciando no armazém do Sr. Amadeus e terminando no Sal de Baixo, na casa do Sr. Izídio Braga. Além dos trabalhadores, os animais de carga que traziam água para os lavradores, também eram registrados como funcionários e recebiam pelo serviço.

Durante 17 anos, a estrada reinou absoluta como principal acesso ás duas localidades. A partir de 1982, com a construção da barragem do Oitis, o açude São Raimundo Nonato, a estrada foi sendo desativada com a criação de uma nova via ligando o Sal até a nova barragem e de lá seguindo até Cacimbas.

Agora no início de 2013 o seu percurso foi alterado com a construção de cercas de arame que atravessam a pista. Foi feito um desvio na metade do percurso subindo morro acima e aumentando o seu trajeto. Esperamos que a estrada possa ser ainda transitável e que continue sendo mais uma opção de ligação entre as duas localidades.

Raimundo Campos 


Visão do ponto mais alto do novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal

Visão do ponto mais alto do novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal

Visão do ponto mais alto do novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal com o morro de Oitis ao fundo

 novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal

povoado de Cacimbas visto do ponto mais alto do novo desvio da estrada


Morro do Oiti visto da estrada de Cacimbas

povoado de Oitis visto da estrada das Cacimbas

Visão do ponto mais alto do novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal

Visão do ponto mais alto do novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal 
Visão do ponto mais alto do novo desvio da estrada  Cacimbas-Sal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.