Cineastas descobrem nova versão da clássica foto em arranha-céu de NY

Ao produzir documentário, irmãos irlandeses encontraram uma imagem em que os homens registrados na icônica 'Men at lunch' aparecem abanando

Detalhe da versão alternativa da lendária foto dos trabalhadores de Nova York: popularidade e mistério Foto: Time / Reprodução
Detalhe da versão alternativa da lendária foto dos trabalhadores de Nova York: popularidade e mistério
Foto: Time / Reprodução
imagem pertence ao imaginário coletivo ocidental: onze trabalhadores serenamente sentados sobre uma viga metálica a centenas de metros de altura da jovem Nova York na composição semiótica que virou símbolo da gênese da metrópole do século XX e da sua classe trabalhadora.
Mas sua popularidade contrasta com o grau de conhecimento sobre a fotografia tirada em 1932. Não se sabe quem a tirou, não se conhece a maioria dos nomes dos homens que nela aparecem, e muitos acreditam erroneamente que ela representa a construção do Empire State Building.
É esta condição ambivalente de notoriedade e mistério que dois cineastas decidiram investigar depois de encontrar uma cópia da fotografia em um bar na Irlanda. Na ocasião, segundo conta a revista Time, os irmãos Seán e Eamonn Ó Cualáin descobriram que entre os 11 trabalhadores da foto icônica havia dois irlandeses locais: Sonny Glynn e Matty O'Shaughnessy.
A investigação sobre seu autor, seus outros nove integrantes e demais curiosidades está sendo transformada em 'Men at lunch' ('Homens almoçando', em tradução livre), documentário dos irmãos Ó Cualáin. Um dos resultados foi a descoberta de uma outra versão da foto, na qual os trabalhadores, na mesma condição serena, acenam ao fotógrafo desconhecido.
Como a tarefa tem se mostrado árdua, eles esperam contar com a própria ajuda do público, que através do Facebook e do Twitter pode ajudá-los com dados ainda hoje, mais de oito décadas depois, desconhecidos.
Terra