quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estranhas Luzes aparecem em Oiti, Dom Inocêncio-PI e intriga moradores

Morro do Oitis, ponto mais alto de Dom Inocêncio-PI
Há muito tempo comenta-se, na localidade de Oitis, em Dom Inocêncio-PI, a 615km de Teresina, que um verdadeiro fato sobrenatural, até o momento inexplicável, do ponto de vista lógico e racional, ocorre no período noturno e já está impregnado no imaginário local...


Barragem  São Raimundo Nonato, em Oitis, Dom Inocêncio
Trata-se de uma luz muito intensa e de grandes proporções que , em movimento de subida e descida, ilumina a faixa territorial que fica entre a Barragem São Raimundo Nonato e o morro do Oitis, pico mais elevado do município.
alguns moradores acreditam em fenômenos sobrenaturais

A luz enigmática aparece por volta das 19:00 ás 20:00hs subindo e descendo
Explicações para o fato existem das mais variadas formas, desde um simples reflexo das águas da represa até fenômenos extraterrestres, como objetos voadores não identificados (OVNI). Alguns moradores mais criativos afirmam que trata-se de uma luz emitida por fantasmas que aparecem na barragem que, na época da construção, acabou inundando o cemitério local.  

fogo fátuo, fenômeno comum em cemitérios
Já é bastante conhecido o fenômeno existente em cemitérios chamado de "fogo fátuo", que cientificamente é explicado como tratando-se da emissão de gases pelos cadáveres que, ao entrar em decomposição, liberam gases que, em contato com a atmosfera podem emitir uma luz  temporária em forma de chama.

Neste caso específico, seria improvável tal possibilidade, pois a água impediria tal fenômeno. Outros acreditam na hipótese da luminosidade vir de uma estrela refletindo seu brilho na superfície do lago.Há ainda uma outra possibilidade, segundo moradores mais agnósticos e mais remota, é claro, da luz ser proveniente do alto da montanha, não se sabe exatamente como, pois ela desaparece subitamente ao atingir o ponto mais alto do morro.

muitos acreditam que a luz é proveniente do céu
Barragem do Oiti, ponto turístico de Dom Inocêncio, na época das chuvas transbordando
A Cristal produtos para limpeza não duvida da veracidade dos fatos, presenciado por muitos nativos, e deseja que o fenômeno seja esclarecido para que o local seja elevado a categoria de ponto turístico de Dom Inocêncio pelas suas belezas naturais.


Raimundo Campos 

Um comentário:

  1. é o ET do Oiti. Também quem mandou inundar o cemitério!

    ResponderExcluir

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.