quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dicas para reciclar o óleo gerando produtos de limpeza

sabão caseiro imagem: reprodução
"bom rendimento"
SABÃO EM BARRA: COM 5 LITROS DE ÓLEO DE COZINHA USADO (PENEIRADO), 2 LITROS DE ÁGUA QUENTE, 200 ML DE AMACIANTE, 1 QUILO DE SODA CÁUSTICA EM ESCAMA;
LUVAS DE BORRACHA (PARA PROTEGER A PELE DA SODA CÁUSTICA. PREPARO: COLOCAR A SODA EM ESCAMAS NO FUNDO DE UM BALDE E ACRESCENTAR A ÁGUA QUENTE. MEXER ATÉ QUE TODAS AS ESCAMAS DA SODA ESTEJAM DILUÍDAS. ADICIONAR O AMACIANTE E O ÓLEO À MISTURA ATÉ QUE FIQUE HOMOGÊNEA. JOGAR A SOLUÇÃO EM UMA FORMA E ESPERAR SECAR.

DESENGORDURANTE DE PANELAS: 1 COPO DE ÓLEO DE COZINHA E SAL GROSSO. PREPARO: MISTURAR O SAL AO ÓLEO ATÉ FORMAR UMA PASTA. APLICAR A MISTURA SOB A SUPERFÍCIE DE PANELAS E MATERIAIS DE FERRO FUNDIDO. LAVAR COM ÁGUA QUENTE.

POLIDOR DE MÓVEIS: DOIS COPOS DE ÓLEO DE COZINHA E SUMO DE 1 LIMÃO. PREPARO: MISTURAR O ÓLEO AO LIMÃO E, COM UM PANO MACIO, ESPALHAR A SOLUÇÃO EM UMA SUPERFÍCIE DE MADEIRA. A MISTURA TAMBÉM DISFARÇA RISCOS EM MÓVEIS DE MADEIRA CLARA.

LIMPADOR DE ALUMÍNIO: 1 COPO DE ÓLEO DE COZINHA E 1 COPO DE ÁLCOOL. PREPARO: JUNTAR O ÁLCOOL AO ÓLEO DE COZINHA. COLOCAR UM POUCO DA SOLUÇÃO NUM PANO OU FLANELA E PASSAR SOB A PEÇA.
Dicas do consultor ambiental Alessandro Azzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.