sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Escassez de água em Dom Inocêncio revolta moradores na sede




Alto Bela Vista, cidade de Dom Inocêncio-PI - Região de São Raimundo Nonato


O maior bairro da cidade  vive sofrendo constantemente a falta de água para o consumo humano em geral...

A sede do município possui apenas 30% de abastecimento d´água que é feito através de  um poço subterrâneo, porém a água é imprópria para o consumo humano, por possuir alto teor de calcário, não pode ser ingerida e, em contato com a pele, provoca manchas pelo corpo na hora do banho.


Sem falar que as roupas também não podem ser lavadas com a água salobra, pois o sabão, diminuindo o poder espumante, não retira a sujeira por completo dos tecidos.



"Não podemos utilizar a água que provém do poço artesiano nem para fabricar produtos de limpeza devido ao alto grau de calcário presente no líquido. A água utilizada na produção é armazenada nas cisternas no período de chuvas", afirmou a direção da Cristal produtos para limpeza, empresa localizada na sede do município.


Dom Inocêncio segundo o censo do IBGE de 2010 tem cerca de 10.000 habitantes e fica no centro das maiores barragens da micro-região de São Raimundo Nonato.

A barragem Jenipapo, localizada na divisa com o município de São João do Piauí, tem água de boa qualidade suficiente para atender e solucionar o problema  no município e algumas comunidades na qual a rede de encanamento passa muito próximo.


D. Inocêncio sempre foi abastecido por carro pipa, mas de 2010 para cá este sistema vem sendo insuficiente para atender as necessidades da população em geral, o principal motivo é a expansão que ocorre em bairros como o Alto Bela Vista.

Sabe-se que existe um projeto de licitação de empresas para iniciar as obras da Adutora do Jenipapo.
Nós moradores do Alto Bela da cidade de Dom Inocêncio queremos explicações com urgência, interesse, força de vontade, sensibilidade e maior respeito para com o nosso povo; pois somos desprezados e humilhados com esta situação calamitosa.


Os inocentinos, principalmente do Alto Bela Vista, vivem praticamente em estado de calamidade pública, pois o abastecimento de água neste Bairro é feito totalmente por carro pipa da Defesa Civil, um mês sim e outro não; no mês em que o carro pipa abastece é somente uma vez por semana.

São apenas 700 litros de água p/ cada família: beber, cozinhar, lavar e banhar-se; ou seja, para uso em geral.

A população inocentina clama, suplica e exige água de qualidade com sensibilidade, honestidade, humildade, responsabilidade e com a máxima urgência, pois o problema é caótico e muito constrangedora a situação.
atenciosamente,
José Fábio Gomes de Oliveira
Servidor público estadual, 13ª GRE - SEDUC - São Raimundo Nonato-PI








Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.