segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cresce o número de templos evangélicos em Dom Inocêncio-PI

Assembleia de Deus
“EM BREVE HAVERÁ MAIS IGREJA DO QUE BAR”, declarou um evangélico. 
Veja matéria da Revista Época sobre o aumento da população evangélica no país, e a situação em Dom Inocêncio.



Com os direitos assegurados de acordo com a Constituição Federal de 1989 que determinou a total liberdade de crenças no país, fazendo a nação passar de Estado essencialmente católico para tornar-se um país laico, sem religião oficial,
o Brasil garantiu assim que movimentos religiosos, como os evangélicos ganhassem mais espaço e adeptos em todas as regiões do país.




Mesmo em locais mais isolados e longínquos, como Dom Inocêncio, no semiárido piauiense, na divisa com a Bahia, a 630km da capital, os evangélicos estão marcando presença e proliferando-se em grande velocidade.


A famosa "Terra dos Caprinos", é tradicionalmente reconhecida pela grande concentração de católicos tanto na sede como no interior. Dom Inocêncio tem na Igreja Católica a base de sua formação religiosa. O inocentino é por tradição, como todo sertanejo, um católico fervoroso.


A cidade foi emancipada de São Raimundo Nonato há 24 anos e governada por dois mandatos por Manoel Lira Parente, o lendário Padre Lira, mercedário - membro da Ordem Nossa Senhora das Mercês - fundador e maior autoridade religiosa e política do município, hoje residindo em São Raimundo Nonato. O dia dedicado á Nossa Senhora das Mercês (24/09) é feriado na cidade.


Os fiéis da Igreja Católica ainda são em maior número. Mas o crescente aumento dos templos evangélicos na sede do município já é uma realidade. A "pequena grande cidade" que contava apenas com uma sede da Assembleia de Deus, liderada pelo Pastor Raimundo Nonato e uma outra sede da Congregação Cristã no Brasil, ambas no Alto Bela Vista, já possui  agora mais uma Assembleia de Deus  na Av. Mirassol, no mesmo bairro e uma Igreja Batista localizada próximo ao Posto Benta. 


Os novos evangélicos da Igreja Batista recém chegados ao município promovem espetáculos e cultos com o uso de telão a céu aberto, nas ruas da cidade e acabam atraindo muitas pessoas para os eventos de caráter religioso, assim muitos não precisam nem sair de casa para ouvir os depoimentos e música Gospel. 


A Igreja Católica, liderada por Padre Erasmo, possui dois templos na cidade, a Igreja Matriz de Dom Inocêncio e a Igreja dedicada a Santa Luzia no alto Bela Vista recém inaugurada.


Igreja de Santa Luzia no Alto Bela Vista, Dom Inocêncio-PI


O crescimento evangélico no Brasil


Segundo a revista Época da Globo, o movimento evangélico no país está conseguindo arrebanhar muitos adeptos. Já são cerca de 50 milhões seguidores em um total de cerca  de 200 milhões de brasileiros. De cada quatro habitantes, um é evangélico segundo dados da revista.


O dízimo e o evangélico não praticante


A transformação evangélica inclui o aparecimento de um fiel diferente do crente com a Bíblia embaixo do braço. “Já começam a surgir os evangélicos não praticantes. Isso acontece com toda religião que cresce muito”, diz o antropólogo Ari Pedro Oro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializado em religião. Esses não praticantes podem fazer diminuir a média de R$ 32 mensais pagos de dízimo às igrejas evangélicas, o que fará com que o poderio financeiro do grupo não cresça mais em ritmo frenético.


Adaptabilidade


“Enquanto a Igreja Católica vai dizendo ‘não pode camisinha’, a igreja evangélica vai se adaptando à sociedade. Essa flexibilidade é justamente o fator de crescimento deles”, afirma. Os evangélicos adotaram regras menos rígidas e passaram a buscar a religião não só como forma de subir aos céus, mas também de alcançar a prosperidade. “O movimento adapta-se aos costumes, o que deverá continuar nos próximos anos. Hoje já temos igrejas evangélicas que aceitam gays”, diz Christina Vital, do Instituto de Estudos da Religião (Iser), diz que a igreja evangélica caminha para uma flexibilização..


O que vai mudar na sociedade brasileira se houver mais evangélicos


EDUCAÇÃO
Para ter acesso à Bíblia, a escolaridade será mais valorizada
FAMÍLIA
Como a família é prioridade, o número de lares desfeitos poderá diminuir
ÁLCOOL E DROGAS
Evangélicos não bebem nem se drogam. O consumo cairá
VIOLÊNCIA
É incerto se um Brasil mais evangélico será menos violento


fonte: Revista Época
edição:  Raimundo Campos

Assembleia de Deus em Dom Inocêncio-PI
Igreja Matriz de Dom Inocêncio-PI


15 respostas a Revista Época mostra crescimento evangélico

  1. Carlos Roberto disse:
    OUTRA MENTIRA
    AS PESQUISAS ERRAM, E MUITO!!!
    É verdadeira a afirmativa de que os evangélicos crescem no Brasil? Não, não é o número de evangélicos que cresce é sim o numero de pessoas que freqüentam as igrejas por motivos que só elas sabem explicar. Outra coisa é que quantidade de entidades que se denominam como evangélicas também cresce de forma assustadora contribuindo para que os pesquisadores possam ser enganados nos levantamentos que fazem para os seus Institutos de Pesquisa. Posso afirmar, sem medo de errar que das estatísticas, menos da metade tem alguma relação direta e sincera com o cristianismo, o restante são apenas aventureiros ou oportunistas que aproveitam a “ONDA GOSPEL” para pegar uma carona nas fileiras da fé cristã. Isto acontece porque este é um mercado altamente lucrativo e qualquer um, sem compromisso com absolutamente nada, pode desfrutar dos louros e da rentabilidade deste mercado promissor, para tanto basta ser um “ARTISTA” e se infiltrar, principalmente no meio musical religioso, aí é só esperar… Vou citar apenas um entre as centenas que estão ai, que se encaixa neste perfil, me perdoem, mas estou sendo sincero e fundamento a minha colocação na Bíblia, Regis Danese. Não passa de um espertalhão que viu no meio cristão uma forma pratica de engordar a sua conta bancária, a religião como VERDADE é apenas um detalhe.
    Uma coisa precisa ficar muito clara, EVANGELHO significa “BOAS NOVAS” e isto implica obrigatoriamente em mudança de vida, de costumes e de práticas incluindo ai a forma de cultuar a Deus. A palavra é oriunda do termo grego “euangelizomai”, na literatura clássica antiga designava a recompensa dada para alguém que entregasse “boas notícias”, como exemplo, a vitória de uma guerra pelo exército do País, o anúncio da vitória era assim designado. O Evangelho é a boa mensagem que Deus, em Jesus Cristo, cumpriu Suas promessas a Israel. Ele conquistou a vitória abrindo caminho da salvação a todos os que crêem em Seu nome.
    Uma pessoa que experimenta a salvação tem a obrigação de viver em novidade de vida, transformada pela ação do Espírito Santo, portanto ela teria que abandonar as velhas práticas do pecado e procurar viver e andar segundo os ensinos de Jesus. Mas, o que vemos hoje é um sem número de pessoas que recorrem as igrejas por várias razões, se intitulam evangélicas, freqüentam e atuam nas comunidades sem no entanto terem uma vida que possa ser exemplo como cristão verdadeiro.
    Tem também os “OPORTUNISTAS” que se colocam como líderes e a cada dia abrem as portas de seus comércios de fé para venderem o cristianismo, na maioria das vezes a preço de banana. Basta uma visitinha a estes pontos de venda e de comércio que qualquer leigo perceberá que há algo errado dentro destas entidades, lá não se prega o EVANGELHO de Cristo, mas sim ideologias particulares preparadas e montadas pelos líderes com a intenção clara de darem sustentação a seus ensinos, mesmo que estes contrariem frontalmente os ensinos Sagrados. O carrossel evangélico está indo numa velocidade descontrolada, mas creio que a luz amarela já se ascendeu e alguém tem que tomar providências ou seremos esmagados por este veiculo descontrolado. As atividades destas entidades que se denominam “igreja” não estão levando a igreja ao mundo, pelo contrário, está trazendo o mundo para dentro de nossas comunidades religiosas. Liberou geral, o vale tudo tomou conta e tornou-se em regra geral e não há mais diferença entre o mundo e a igreja, entre o “Profano” e o “Sagrado”.
    As estatísticas não conseguem medir o nível espiritual de ninguém, assim, qualquer um que afirme ser evangélico vai ser contabilizado como tal diante das deficiências do sistema em verificar a veracidade ou não da informação passada. Assim, como diz o ditado popular, EVANGÉLICOS e PSEUDO-EVANGÉLICOS passaram a ser “farinha do mesmo saco” já que pouquíssimos estão preparados para identificar as diferenças básicas entre um e outro. Outra coisa é que ser evangélico virou moda e como as pessoas são movidas pelas ondas de mercado, todo mundo quer ser crente, mesmo que tenha comportamento avesso aquilo que ensinam as Escrituras. Neste caso, os números mentem e mentem numa proporção absurda, os evangélicos não crescem, antes, estão inchados nas suas comunidades por doenças que afetam a alma e o coração e que só podem ser tratadas com o exercício de um Evangelho Verdadeiro e sincero, submisso à vontade de Deus.
    Carlos Roberto Martins de Souza
    crms2casa@hotmail.com
  2. Leonardo dos Reis Freitas disse:
    Acho uma palhaçada isso tudo, pois hoje em dia existe sim muita gente q vai em Igrejas evangelicas apenas com a ilusão de receber dinheiro como prosperidade, com propagandas de “dia das curas”, “dias das promessas”…por isso tem muita gente nas igrejas evangélicas, mas tudo isso dá-se-a graça de Jesus no dia e na hora que ele bem entende.
    Aceitar os gays é mais que obrigação de qualquer religião, Jesus ama o pecador e não o pecado, o que é errado é aceitar as práticas homossexuais, isso sim é que deve ser visto.
    • Djalma Antonio da Silva disse:
      Pois é amigos mais vcs queirão ou não os crentes estão crescendo e muito com certeza esse comentário e de pessoas que odeiam os crentes.Sim tem charlatões sim nesse meio.Mas Deus no dia do juizo final ira tomar providência.O povo crente e o que mais se aprocima das escrituras sagradas.pois ela e o manual do ser humano.voçê não juntar-se a nós?Aceite a Jesus e voçê verá realmente que o povo evangélico tem motivo e de sobra esquece os deuses e se apega a Deus.ele é a única saída,o fim vem ho não duvide leia mais a bíblia por favor,ela será aberta no dia do juizo e se voçê não estiver de acordo com ela seras condenado. Jesus te ama a hora é esta.
  3. HAGNUS disse:
    Carlos Roberto e Leonardo,
    Isto é ciume?
    A pesquisa nao deseja saber se o evangelico estar ou não comprometido com a fé que ele declara seguir!
    Quando o IBGE sai fazendo pesquisa, muita gente se diz CATÓLICA, mas muitos só vão a igreja em:
    Cerimonia de casamento.
    cerimonia de formatura
    e missa do 7 dia.
    Em 1994 para achar um crente era necessário ir aum ou dois km, hoje vejo os bairros cheios de igrejas e a s ruas cheias de crentes.
    “BREVE HAVERÁ MAIS IGREJA DO QUE BAR”
    O meu bairro possui apenas uma área de 500x400m²( se voce andar 10 minutos neele, vc ja atravessou o bairro) e ja tem 18 igrejas!
  4. Antonio disse:
    para o Carlos e Leonardo as igrejas lotadas, estadios de futebol, templos gigantescos cheios de fiéis deve ser ilusionismo, montagem de imagens na tv, a marcha para Jesus deve ser espelhos no meio da multidão refletindo imagens em dobro, triplo etc.
    quanta imaginação!!!
  5. paulo disse:
    Infelizmente, os dados são reais… porém quantos desses evangélicos realmente vivem segundo os ensinamentos de Cristo?
    Hoje a igreja virou clube, onde tudo é permitido…
    O louvor se tornou show gospel…
    E o Evangelho da cruz virou “Campanha Receba a benção e vá embora”
    Essa Teologia da Prosperidade tem MATADO a vida espiritual da igreja…
    Não precisamos de evangélicos, e sim de cristãos verdadeiros, que vivam como nosso Senhor viveu!
  6. IRISMAR disse:
    NÃO CONFIO MUITO NESTES DADOS, MAS OS DADOS VEM MOSTRAR O QUE TALVEZ NÃO SE PRESTOU ATENÇÃO: a Igreja evangélica cresceu mais no governo do PT (2003 a 2009) do que no governo do PSDB e de Serra (1995 a 2002), CRESCEU MUITO MAIS. INTERESSANTE HEIM? “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE BRASIL SE ABRIU TANTA IGREJA EVANGÉLICA COMO NESTE GOVERNO”. OS DADOS SÃO MUITO INTERESSANTES, ATÉ PARA PROVAR QUE O PT NÃO É NENHUM BICHO PAPÃO DA IGREJA DO SENHOR JESUS, E QUE ESTA IGREJA NÃO VAI PARAR DE CRESCER SE O PT CONTINUAR GOVERNANDO, MAS SE NÓS NOS CALARMOS DE PREGAR COM CORAGEM O EVANGELHO DA SALVAÇÃO, AÍ SIM, AS PEDRAS CLAMARÃO. Tenhamos mais fé no poder do Evangelho do que no PSDB.O MÉRITO DO CRESCIMENTO EVANGÉLICO SERÁ DO PRÓPRIO EVANGELHO e não do PSDB.
    UM ABRAÇO SENSATO!
    PR. IRISMAR
    • MIRO disse:
      QUEIRA O PT OU NÃO, A IGREJA DO SENHOR NÃO VAI PARAR, POIS AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. O QUE PODE OCORRER NO PT É UMA ESTRATÉGIA POLITICA!!!
  7. marcia disse:
    ola. fico muito feliz de saber que o povo envagelico cresce creio que deus tem um plano nessa nassão espero em deus que almenta não so em numeros mas em santidade e poder vinda da mão do deus crande e maravihoso so ele pode salvar todas as nações ola o senhor vem buscar a igreja santa redimida do pecado desse mundo seja voce um morador da eternidade de Deus orando os mandamento deus lendo a biblia satanas e mentiroso e tenta enganar se posivil fosse ate os escolido mais deus não nos deixara a enganar porque somos comprado na sua morte pelo pai que o enviou.
  8. Pr Mauricio Santos Silva RJ disse:
    É inegável,realmente as igrejas evangélicas crescem rapidamente no mundo,é o verdadeiro fenômeno,mais temo pela qualidade da palavra que estar sendo pregada,e da forma como estar sendo pregada,e de como os novos pastores estão sendo preparados,devemos atentar para isto,não devemos ir no oba!oba! pois ser ministro do evangelho é coisa séria e teremos de prestar conta do que estamos propagando.
  9. jander costa disse:
    Deus diz: ele vai extiquir a maior rede televisão deste pais chamado brasil.
  10. Glauber Lima disse:
    Realmente as estatisticas podem ou nao esta certas.
    Mas dados de alguns anos atras (IBGE), ja mostrava que o a populaçao brasileira era 70% de Catolicos.
    Podemos entao concluir que os dados relatados na revista sao verdadeiros, e que o almento dessa populaçao vai sim melhorar o quadro sociocultural da Brasil.
    Visto que, a igreja evangelica, prega uma retidao a Biblia Sagrada, apesar de algumas pessoas deturparem as escrituras. Mas seguindo o ponto de vista de vivencia crista, o cidadao nao fara coisas ilicitas que prejudique o proximo, tera o amor pregado nas igrejas e isso fara com pessoas se tornem mais pacientes, efim poderia enumerar milhares de razoes…
    Todas essas coisas melhoraria o Brasil, nao terias um dos maiores indices de violencia do mundo ( que nos ultimos anos vem diminuindo, o que pode ser relacionado ao crescimento de evangelicos), teriamos pessoas mais comprometidas tambem em “vencer”, pois a igreja evangelica muda a visao do ser humano em relacao crescimento profissional, tudo por que prega que temos que juntar riquesas com o “propio suor”, mas isso sem se apegar a tais riquesas.
    Os criticos entao, deveriam calar a boca, por que o crescimento evangelico so trara beneficios a todos.
  11. Deus habita dentro do nosso coração leiam ISSO O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Atos dos Apóstolos 17:24,Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
    1 Coríntios 3:16,O Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas, 17.21) DEUS HABITA NO CORAÇÃO DE CADA PESSOA QUE COMENTOU NESSA MATERIA IGREJA SOMOS NOS PESSOAS INDIVIDUALMENTE TEMPLO DE CONCRETO TIJOLO DEUS NÃO HABITA NESSE LUGAR .LEIAM MAIS ABÍBLIA E VEJAM A http://vemevetv.com.br/BRAÇSSS
  12. josé helder disse:
    SEREMOS 51% DA POPULAÇÃO A APARTIR DE 2020, POIS ESTAMOS CRESCENDO MUITO É UM “FATO”, MENOS DROGAS, MENOS BEBIDAS, MENOS VIOLÊNCIA, PRATICADAS POR OUTRA IGREJA QUE MATOU MAIS DE 5000.000 CINCO MILHÕES DE INDIOS NO BRASIL, VENDIA TERRENO NO CÉU NA IDADE MÉDIA, E VENDIA TAMBÉM O PERDÃO AOS RICOS, OS POBRES ERAM MORTOS NA FOGUEIRA, FOI A IDADE DAS TREVAS NA EUROPA… “A IGREJA DA IDOLATRIA PERDE MAIS DE 30.000 MIL FIÉIS POR SEMANA…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.