domingo, 18 de dezembro de 2022

Los hermanos argentinos vencem a França em partida histórica

 Final emocionante!

Imagens: UOL 

Em partida digna de uma grande final de Copa do Mundo, a seleção portenha levou a melhor sobre a seleção francesa na disputa de penalidades máxima vencendo por quatro a dois após o empate de três gols no tempo normal.

Killian Mbappé, 23 anos, prestes a completar 24, fez os três gols da França somando oito gols no torneio e levando a chuteira de ouro.

Messi fez dois gols, sendo o primeiro de pênalti. Di Maria, seu grande escudeiro, marcou o segundo gol.

Martínez ganhou a luva de ouro como melhor goleiro e Messi a bola de ouro como melhor jogador da Copa. Seu companheiro Juan Álvares levou a bola de prata.

Em partida crucial, que determinaria o domínio por completo do futebol europeu na esfera mundial, caso a França alcançasse o tricampeonato,  sendo dois seguidos ou a redenção do futebol sul-americano, sobretudo da Argentina que não vencia uma Copa do Mundo há 36 anos, ainda quando tinha  Maradona, o maior jogador argentino, que levou a seleção ao bicampeonato. 

Imagem: Jovem Pan

Após a conquista de 86, foi preciso nascer o predestinado Messi, um ano depois, e esperar longos 36 anos, nove Copas, para que o novo ídolo,  após  disputar cinco Copas, levasse a taça de volta para os argentinos  em sua última tentativa.

Esta é a terceira final de Copa do Mundo a ser decidida nos pênaltis, depois de Itália x França em 2006 e Brasil x Itália em 1994. 

Muitos creditam a derrota francesa às declarações de Killian Mbappé que fez críticas ao futebol sul-americano. 

"Na América do Sul, o futebol não é tão avançado quanto na Europa. E é por isso que, quando você olha para as últimas Copas, são sempre os europeus que ganharam", afirmou.

O jogador francês disse ainda que Argentina e Brasil não jogam futebol de alto nível em seus países. 

Que chance perdeu Mbappé. Não de fazer gol, isso ele sabe fazer com maestria. Mas de ficar calado.






segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Alvino Neto arrocha o forró em concurso de dança

 Segura na pegada!!

Alvino Neto é um jovem sanfoneiro piauiense, filho do lavrador Jesus e a professora Nailei da localidade Gado Brabo. Com 14 anos completos, nascido no município de Coronel José Dias que pertence ao território Serra da Capivara. Microrregião com 16 municípios localizada no Sudeste do Piauí, na divisa com a Bahia e que tem como sede a cidade de São Raimundo Nonato. 


Alvino Neto começou a tocar acordeon muito cedo. Ainda criança recebeu uma sanfona de presente, o famoso "Pé de bode". O garoto não quis mais largar do brinquedo. 


Aos seis anos já se apresentava em shows, com seu pequeno instrumento, acompanhando a Orquestra Sanfônica comandada por Sandrinho do Acordeon, popular sanfoneiro de Dom Inocêncio, a conhecida "Terra dos Sanfoneiros", vizinha de Coronel José Dias. Era a sensação por onde andasse.


Neste vídeo, Alvino Neto, agora com sua Scandallia 120 baixos, participa da confraternização do colégio José Leandro Deusdará em São Raimundo Nonato arrochando o forró no concurso para eleger a melhor dupla forrozeira.




terça-feira, 15 de novembro de 2022

Não caia no golpe do leilão! Veja como funciona.

 "O golpe tá aí. Cai quem quer"

A Internet é terra de ninguém, todos nós sabemos. E o que mais tem proliferado na rede mundial são os vários tipos de golpes financeiros que a cada dia, tornam-se mais criativos e acima de qualquer suspeita. 

Os leilões virtuais de veículos são os preferidos pelos golpistas.  Em razão de envolver somas consideráveis e despertar na vítima a sensação de adquirir um bem valioso por um preço bem abaixo do que ele realmente vale.


A vítima do golpe acredita que está fazendo um excelente negócio. E sempre acha que não pode deixar passar a oportunidade. Outra chance dessas não acontecerá jamais, é o que ela imagina. Ledo engano.

O que parece muito bom para ser verdade torna-se um autêntico pesadelo. Senão vejamos este caso que ocorreu nesta semana com uma das vítimas, que pediu sigilo e nos relatou o passo a passo que ela seguiu para comprar uma moto na empresa Vip Leilões,  conceituada e idônea em sua atividade e por este motivo, muito apreciada pelos bandidos para aplicar o estelionato. 

Utilizando artifícios falsos na Internet, como fotos de veículos no pátio da empresa, os meliantes conseguem enganar os mais desavisados.

Motocicleta quitada! Entregamos em sua casa! Com frete grátis!

A proposta é realmente tentadora. A motocicleta tem sido o veículo mais utilizado para aplicar o golpe. Por ter um preço razoável e caber no bolso das pessoas - um automóvel, em face do preço elevado, inibe o depósito em conta - a motocicleta aparece em mais de 80% dos casos de fraudes envolvendo os leilões virtuais.

Entenda a criatividade dos farsantes

Espalhados por todas as redes sociais, através de anúncios patrocinados, os golpistas oferecem os veículos passando-se por representantes e funcionários das empresas de leilão virtual.

Quando o link é aberto, você é direcionado para o leiloeiro oficial. Normalmente usam o WhatsApp para iniciar a conversa solicitando um cadastro. Até então não tem como levantar suspeitas. Parece ser um cadastro normal  na empresa e o próprio leiloeiro tem registro e licença para o exercício da função.

Inclusive a imagem do leiloeiro,  CNPJ e tudo mais,  aparecem no avatar do WhatsApp. Você agora não tem dúvidas! O negócio é sério, mesmo! Pensa.

Iniciada a conversa, você fala com o "auxiliar" do leiloeiro que irá lhe explicar todos os trâmites da transação. Lembrando que ele faz questão de frisar que está numa sala "ao lado" do patrão. Isso permite que, ao realizar o primeiro depósito, ele então lhe dirá que está "entrando" na sala do chefe para comunicar o pagamento. Nada mais simples!

A próxima vítima 

A empolgação começa a tomar conta! Finalmente encontrei a oportunidade de ouro, comprar um veículo com grande desconto! Como sou esperto, pensa você! já tramando a próxima compra.

O que não lhe ocorre, já completamente cego pelo negócio da China, é que o atendente do outro lado da linha,  está passando-se por outra pessoa. É um autêntico impostor, perdoe o trocadilho. Geralmente trata-se de uma outra vítima que lhe forneceu seus dados, documentos e fotos no momento de efetuar o cadastro. O mesmo que ele pediu para você fazer. 

Sendo assim, feito o cadastro, ele poderá utilizar seus dados, passando-se por você para enganar outras pessoas. 

Então, para o negócio parecer mais sério ainda, ele lhe envia fotos de um documento qualquer, habilitação e  título de eleitor da vítima citada, como sendo ele.

Além disso, a seriedade da transação torna-se mais evidente quando ele lhe afirma que o pagamento será efetuado no Mercado Pago, site de pagamentos vinculado ao Mercado Livre. Podendo  haver a devolução da quantia depositada caso você venha a  arrepender-se ou por qualquer outro motivo. Perfeito!

Até este momento tudo está correndo bem. Você checou a empresa no Reclame Aqui e a nota dela é alta, o que lhe dá tranquilidade. Já efetuou o depósito da comissão de seis por cento do leiloeiro e do valor da transferência do veículo.

 Só resta agora aguardar a chegada do bem na porta de sua residência! Assim como a nota de venda, documento quitado e o boleto com o valor a ser pago. Tudo dentro do combinado. 

É chegado o momento do envio. Você já fez a sua parte. Agora a responsabilidade pelo transporte é deles. 

Então, rapidamente, ele  liga e diz que, como você não tem habilitação para conduzir motocicleta, é necessário depositar 50% do valor total. 

O veículo vai ser transportado para outro estado e assim, segundo a lei, ele afirma, o depósito precisa ser efetuado pois o comprador não é habilitado.

Você então raciocina, se vou ter que pagar este valor de qualquer forma, posso adiantar logo esses 50%. Quando receber o bem, pago o restante.

Sem perceber nada, faz o depósito na conta do Mercado Pago, lembrando que, por ser uma instituição financeira atuando como banco, qualquer pessoa pode abrir uma conta, mesmo sem fazer parte do Mercado Livre. 

Até então, convicto de que tudo corria bem, não demora muito, para sua surpresa, o falsário liga novamente e diz que 50% era para o Estado de SP, onde ele trabalha. Para enviar o bem para o seu Estado tem que quitar 100% do valor. 

Um estalo vem à sua cabeça. Só que tarde demais! Caí no golpe! E então resolve não depositar mais nenhum centavo. 

Você diz então que quer o dinheiro de volta, que vai cancelar o pedido. Ele lembra que precisa de uma declaração sua, feita em cartório, pedindo o cancelamento. 

Feito isso, ele vai juntar aos pedidos cancelados, para apresentar, em uma data posterior, ainda não definida, ao juiz para formalizar a sua desistência. 

Com tudo pronto, a espera poderá levar de 30 a 60 dias para receber a quantia paga de volta. 

Dito isso, finalizando, você então imagina, como pude ser tão inocente!  Espere sentado, ou melhor deitado, porque, neste período, ele já lhe bloqueou! Restando apenas a sensação angustiante de ter sido lesado com suas próprias mãos!

E o pior não é nem tanto a quantia perdida, mas ser  alvo de chacotas por ter caído em um golpe tão evidente!

Só lembrando que a Vip Leilões faz questão de deixar bem claro, que:

- não recebe valores antecipados.

- não efetua vendas através de WhatsApp ou qualquer aplicativo de mensagens.

- o arremate do veículo é feito através de lances no site da empresa.

- não se responsabiliza por vendas realizadas fora do site.

- não trabalha com leilão de motocicletas

Confira mais detalhes sobre o golpe, nos relatos das próprias vítimas nos comentários do post, clicando abaixo.

Os comentários foram retirados do próprio site da Vip Leilões. 

Edição: blog da Cristal

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Pleito encerrado, ânimos serenados, presidente proclamado. Bolsonaro não levou. Mas artistas cumpriram promessa

 É o amoooor!!!!

De fato, nesse segundo turno, o resultado das eleições para Presidente da República ocorreu como indicavam as pesquisas divulgadas na véspera do escrutínio.

Lula venceu. Vitória apertada, diga-se de passagem. No entanto, um fato não pode ser ignorado, nem passar despercebido. A votação em Bolsonaro foi expressiva, não resta dúvida, inclusive maior que em 2018, quando chegou ao Palácio do Planalto derrotando  Fernando Haddad, também do PT e que voltou a conhecer  a derrota , só que dessa vez, em São Paulo. 

 E um dos fatores responsáveis pelo crescimento de Bolsonaro no segundo turno deve ser creditado ao apoio maciço da classe artística. Sobretudo aos artistas de botas de cano alto, calças apertadas e fivelas reluzentes, os famosos Sertanejos. Alguns deles, verdadeiros "Reis do gado", como Amado Batista.

Um fato importante, para satisfazer a curiosidade daqueles que se surpreenderam com o apoio dos cantores ao candidato representante da direita. Segundo constatado no site do TRE, praticamente todos os artistas envolvidos na campanha eleitoral do candidato do PL,  conseguiram reeleger o "Mito" em suas cidades de origem.

Como afirmou Chitãozinho, o apoio da classe artística mostrou-se fundamental para a grande ascensão do presidente mais "sertanejo" que este país já viu.

Confira a lista com dados do TRE  

Obs. Seguem trechos dos grandes sucessos de cada dupla para você recordar de quem se trata. Para descontrair, adivinhe qual é a música? 

Obs. imagens de divulgação dos artistas  retiradas na internet

Zezé di Camargo 

Obs. Luciano Camargo declarou não apoiar mais Bolsonaro como ocorreu em 2018.

 "Mas nem amanheceu, você já me esqueceu"


Cidade natal: Pirenópolis-GO           Bolsonaro: 70% dos votos válidos 

Leonardo

"Eei! Goiânia! Não deu pra segurar a barra,  então eu votei!"

Cidade natal: Goianápolis-GO           Bolsonaro: 73% dos votos válidos 

Gusttavo Lima 

"Tô indo embora com minha ficha limpa"

Cidade natal: Presidente Olegário-MG  Bolsonaro: 52% dos votos válidos 

Amado Batista 

"Vou Voltar pra Catalão"

Cidade natal: Catalão-GO                    Bolsonaro: 51% dos votos válidos 

Chitãozinho 

( Xororó não manisfestou preferência e manteve-se neutro)

"Quando digo que deixei de te amar. É porque eu te amo"


Cidade natal: Astorga-PR                  Bolsonaro: 72% dos votos válidos 

Bruno e Marrone

Se não tivesse ido eu era tão feliz!

Cidade natal: Goiânia-GO                   Bolsonaro: 64% dos votos válidos 


Gilberto e Gilmar

"Tá Ruim, Mas Tá Bom"

Cidade natal: Rinópolis-SP                  Bolsonaro: 68% dos votos válidos 

Fernando & Sorocaba

" A casa caiu!!"

Cidade natal: Sorocaba   Bolsonaro 61%       Ji-Paraná (Fernando)     Bolsonaro: 76% 

Mateus & Cristiano 

"Já tá fazendo uma semana que eu entrei numa furada e arrumei a maior confusão"


Cidade natal: Taquarituba-SP                 Bolsonaro: 55% dos votos válidos 

George Henrique & Rodrigo

"Não era pra ser mas foi"

 

Cidade natal: Goiânia-GO                   Bolsonaro: 64% dos votos válidos

Di Paullo e Paulino

O que é que eu sou sem você (Nada, Nada, Nada)


Cidade natal: Martinho Campos-MG                Bolsonaro: 62% dos votos válidos 

Zé Henrique & Gabriel 

"Vou dormir na rua não quero ir pra casa"


Cidade natal: Zé Henrique Rondonópolis-MT Bolsonaro 65% dos votos válidos           Gabriel Formoso-GO  Bolsonaro 59% dos votos válidos  

Edição e imagens: blog da Cristal

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Investimento em nada! critica Charlie Munger, sócio de Warren Buffett, sobre criptoativos

 Livecoins

“Esgoto a céu aberto”, Charlie Munger, braço direito de Warren Buffett, volta a criticar criptomoedas

Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway, voltou a criticar as criptomoedas nesta segunda-feira (11) em entrevista ao Australian Financial Review (AFR).

terça-feira, 5 de julho de 2022

O valor de uma aula

 Aprenda mais essa com o professor Cineas Santos!

O VALOR DA AULA

       *Cineas  Santos*

Por absoluta necessidade, entrei numa sala de aula, como professor, em abril de 1970. Permaneci por opção. E nessa brincadeira,  mais de 50 anos já se passaram. Não amealhei fortuna, mas arrebanhei um dilúvio de amigos e um punhado de histórias.

Uma manhã qualquer, decidi trocar minha velha Pampa, bastante  maltratada, por outra um pouco mais nova. Parei na Correta, uma empresa que ficava ali na Barão de Gurgueia. O cidadão que me atendeu, não sei se dono ou gerente, foi extremamente gentil. Entabulamos a negociação como fazem os marroquinos, sem pressa.

Lá pelas tantas, o negócio emperrou: 500 reais travaram a negociação. Desisti do negócio.

Antes de sair, o cidadão me ofereceu um café. Entre os pecados que cometi, não figura recusa a um café. Foi aí que o moço me perguntou: “Professor, como é que eu faço para empregar corretamente o ESTÁ e o ESTAR?  Um grande professor  até me explicou, mas não entendi nada...”

Resolvi usar um atalho simples e eficiente. Falei: basta o senhor trocar o verbo ESTAR pelo verbo PERMANECER. Se resultar PERMANECE, escreva ESTÁ; se ficar PERMANECER, escreva ESTAR.

A coisa  é tão simples que o vendedor não acreditou que funcionasse. Resolvemos testar:  Ele permanece na cidade = Ele está na cidade. Ele vai permanecer na cidade= Ele vai estar na cidade. Convém permanecer atento= Convém estar atento. Construiu um punhado de frases e não errou nenhuma. Visivelmente satisfeito, ordenou: “Menino, fature aí a Pampa do professor”.

Em tom de pilhéria, afirmei: finalmente, alguém me pagou o que vale uma aula minha. Ele, no mesmo tom, discordou: “Vale muito mais, meu professor”. Por esta e outras, sou professor. Nada além.

quarta-feira, 29 de junho de 2022

O mito da volta de Dom Sebastião

Lúcia Gaspar

Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco

pesquisaescolar@fundaj.gov.br

sebastianismo é um fenômeno secular, que muitas vezes é visto como uma seita ou elemento de crendice popular. Teve sua origem na segunda metade do século XVI, surgindo da crença na volta de Dom Sebastião, rei de Portugal, que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, na África, no dia 4 de agosto de 1578, enquanto comandava tropas portuguesas.

sábado, 28 de maio de 2022

Jesse Koz e seu cão. Dois viajantes que o legado tem muito a nos ensinar

 


Tenho uma coisa pra contar pra vocês...

Eu descobri há 2 anos atrás, que eu estava morrendo!

Em um dia de manhã qualquer, eu poderia morrer sem mais nem menos. Foi um choque quando descobri e me dei conta de que sonhos e planos poderiam não ser realizar. 

O  sonho de ter um apartamento poderia ser em vão. A faculdade poderia não chegar ao fim e assim eu não iria trabalhar com o que eu gostava. Iria viver o restinho da minha vida trabalhando com o que me trazia dinheiro, mas não felicidade...

Depois que eu descobri que eu não teria mais muito tempo de vida, eu resolvi mudar drasticamente. Pensei por semanas o que eu poderia fazer com o tempo que me restava.

 Pensei em inúmeras possibilidades de como eu iria terminar de viver minha vida e a única certeza que eu tinha era de que eu precisava fazer algo que me fizesse feliz em primeiro plano. 

Então decidi que iria conhecer o mundo, viver intensamente cada segundo, aproveitar o máximo possível o tempo que me restava, e assim vem sendo nesses últimos 2 anos.

Eu visitei 9 países, fiz inúmeros amigos, passei muitas dificuldades, ganhei muitos presentes, e fui feliz vivendo dessa maneira! 

Eu vivi esses 2 anos como nunca antes em minha vida, me senti vivo a cada despertar, e com um medo gigante de não acordar no outro dia pra continuar fazendo isso!

E porque eu decidi falar disso só agora pra vocês? Porque só agora que eu me dei conta de que precisava contar, de que precisava avisar vocês sobre isso, que eu estou morrendo e que vocês também estão! 

A morte nos rodeia e nem nos damos conta. Vamos sobrevivendo dia após dia e não percebemos que estamos morrendo. 

Você está morrendo, sua família, seus amigos estão morrendo, e em vez de vocês viverem de verdade apenas sobrevivem!

Agora que você sabe que está morrendo assim como eu, agora que você já sabe que tem pouco tempo de vida, que tal sair dessa sua zona de conforto e segurança e ir viver algo que te faça se sentir vivo, algo intenso e real que te traga felicidade"


Texto de Jesse Koz - que viajava com seu cão pelo mundo... Eles sofreram um acidente de carro com seu Fusca nos EUA segunda dia 23/05. Ele e seu cão faleceram no acidente.

Uma campanha realizada na Internet arrecadou dinheiro necessário para trazer Jesse e Shurastey, seu cão, para serem enterrados no Brasil.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Como surgiu o bitcoin e quem criou

FinanceOne 

 Que o bitcoin é uma moeda virtual e já se tornou um dos investimentos de mais rápida valorização já não é novidade. Mas você conhece a história dessa moeda virtual? Se a resposta for não, ou você quer saber mais sobre o tema, confira nesse post quando e como foi criado o bitcoin.

Apesar de parecer ser novidade, o bitcoin foi criado por volta de 2007 e 2008, ou seja, há 10 anos. Você deve se lembrar que essa foi a época de uma das maiores crises econômicas que o mundo já sofreu. E foi nesse momento que começou a ser desenvolvido o bitcoin.

Mas foi somente em janeiro de 2009 que as primeiras transações começaram a ocorrer. Além disso, foi também nessa época que foi lançada a primeira versão da moeda, o Bitcoin 0.1. No final do mesmo ano, surgiu a segunda versão, conhecida como Bitcoin 0.2.

Durante as primeiras transações o valor da taxa de câmbio entre o Bitcoin e o dólar foi estabelecido pelo New Liberty Standard como: USD 1 = BTC 1.309,03.

BTC é a abreviação de bitcoin. Essa foi uma forma encontrada para transformar bitcoin em dinheiro.

Como foi criado o Bitcoin?

Para entender o que é criptomoeda e como funciona, você precisa entender primeiro o que é um bloco. No sistema do Bitcoin, os dados que pertencem à rede são guardados por pastas que são denominadas blocos.

Assim, toda e qualquer transação que for executada durante um período de tempo será guardada nesses blocos. Onde cada um deles se associa a problemas matemáticos.

Em janeiro de 2009, um bloco chamado Génesis foi minerado com o seguinte número arbitrário: 2083236893. Essa combinação rendeu 50 Bitcoins.

Pouco tempo depois, foi lançada uma nova combinação e novos sistemas foram surgindo.

Pessoa segurando uma moeda de bitcoin
O crescimento do Bitcoin aconteceu a partir de 2010

Foi em janeiro que a primeira transação de Bitcoin foi efetuada. Os responsáveis foram Satoshi Nakamoto, programador, e Hal Finney, ativista criptográfico.

Uma de suas principais características é poder ser uma moeda virtual que consegue, sobretudo, operar de forma independente. Bitcoins não necessitam de nenhum tipo de intervenção dos bancos, nem dependem de instituições governamentais para que consigam se manter em circulação.

O crescimento do bitcoin a partir de 2010

Foi em julho de 2010 que começou o crescimento e evolução dessa moeda virtual, com o lançamento do Bitcoin 3.0. Em novembro daquele ano, o valor total negociado ultrapassou 1 milhão de dólares.

O ano de 2010 foi marcado ainda pela falha no sistema do Bitcoin, que foi descoberta e usada para criar mais de 180 bilhões de bitcoins. Além disso, em dezembro foi lançado o primeiro aplicativo para transações em mobile chamado Bitcoind.

Três anos depois, em 2013, começou um grande crescimento com o lançamento da versão 0.8. Nesse ano, o valor do mercado ultrapassou 1 bilhão de dólares.

É importante lembrar que durante grande parte da história do bitcoin, a moeda virtual ainda não era regularizada em grande parte dos países. Na Europa, por exemplo, ela começou a ser regulamentada entre os anos de 2009 e 2015, ao mesmo tempo em que se expandia pelos países europeus.

Além disso, existe a Bitcoin Foundationuma empresa responsável por regular e monitorar os mercados da moeda virtual ao redor do mundo.

+ Tem interesse por bitcoin? Confira 7 filmes sobre o assunto que você precisa assistir

O valor de um bitcoin pode variar de acordo com cada país, todo dia. Além de poder ser negociado livremente entre as pessoas que realizam as compras e as vendas da moeda virtual.

Atualmente, no Brasil 1 BTC vale R$29.643,59.

Quem é Nakamoto, o criador do Bitcoin?

Em 31 de outubro de 2008, foi publicado em um grupo de mensagens eletrônicas um documento nomeado como “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”.

Esse misterioso arquivo foi colocado por alguém chamado Satoshi Nakamoto, que ficou conhecido como o criador do Bitcoin. Mas até hoje sua identidade é apenas especulação.

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram a moeda virtual bitcoin. Diversas teorias já tentaram provar quem seria Nakamoto, mas nenhuma delas até agora conseguiu provar de fato quem seria o criador da tão famosa moeda virtual.

No perfil P2P Foundation, Nakamoto alegou ser um homem de 37 anos que vive no Japão. Mas as especulações dão conta de que seria improvável que ele fosse japonês, devido ao inglês perfeito e ao Bitcoin não ter sido documentado no Japão.

Há, inclusive, a teoria de que Nakamoto poderia ser uma equipe de pessoas. Para Dan Kaminsky, pesquisador de segurança que leu o código do Bitcoin, Nakamoto poderia ser “uma equipe de pessoas” ou um “gênio”.

Já para Laszlo Hanyecz, o primeiro desenvolvedor Bitcoin que enviou um e-mail para Nakamoto, o código estava bom demais para ter sido projetado por apenas uma pessoa.

Entenda o que é minerar Bitcoin

Para muitos investidores a mineração é somente uma forma de adquirir os Bitcoins. Porém, ela é muito mais do que isso, é um sistema distribuído de consenso. Não entendeu o que isso quer dizer? 

Calma, que o FinanceOne te explica. A mineração é um processo utilizado para disseminar todas as novas transações válidas para os computadores da rede. Sendo assim, o computador que realiza todo esse processo recebe uma quantidade de Bitcoins como recompensa do trabalho.

Dessa forma, é possível que a rede seja neutra. Isso significa que uma vez que a transação entrou nos registros distribuídos, ela continuará sendo válida. E nunca poderá ser contestada, já que conta com confirmações de diversos computadores em todo o mundo.

Conheça 8 plataformas para comprar e vender Bitcoin 

É uma propriedade chamada de imutabilidade, que serve para evitar fraudes financeiras de duplo gasto.

E como ocorre esse processo de confirmação de transação? Aquelas que aguardam a confirmação são agrupadas em um bloco por algum computador da rede.

Esse mesmo computador resolve um problema matemático que lhe garante o direito de transmitir este bloco para os outros aparelhos da rede. Neste processo uma referência ao último bloco transmitido é adicionado ao conteúdo deste novo bloco para que se forme uma cadeia de blocos, o blockchain.

Quer saber mais detalhes e tudo sobre as criptomoedas? O FinanceOne elaborou um guia em formato de e-book. Ele traz essas e outras informações mais aprofundadas.

Redação

O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

domingo, 6 de março de 2022

Caprinocultura é destaque como atividade rentável no semiárido

A criação de cabras é ótima oportunidade, principalmente no semi árido – a região do sertão no Brasil.
A iniciativa em incentivar a caprinocultura é mais um incentivo governamental para que o sertão seja cada vez mais uma região produtiva, apesar da limitações.
A inviabilidade sertaneja para desenvolvimento de culturas e criação é uma mentira que deve ser vencida dia após dia e por isso se conta com sertanejos fortes e com espírito empreendedor, veja como iniciar uma criação de cabras...

A caprinocultura, ou criação de cabras, pelas vantagens que apresenta, pode ser uma oportunidade para pecuaristas de outras regiões do país, é só utilizar as técnicas certas de manejo.
O projeto de criação de cabras
Para que o projeto encontre sucesso na criação de cabras é relevante o levantamento de algumas informações. Dentre elas:
Levantamento da realidade - consiste em levantar relatórios de como é a região, qual a renda dos moradores, nível de escolaridade e experiência na criação de cabras.
Vantagens da criação de cabras e ovelhas – será que é mais econômica do que a criação de gados? Todas essas questões devem ser consideradas.
Manejo e higiene da criação de cabras – quais as técnicas de manejo e higiene necessárias para a criação de cabras? Será necessário também o plantio e armazenamento de plantas forrageiras, fundo de pasto e planejamento para dar início.
As principais doenças que podem ter  na criação de cabras também devem ser levantadas.
Origem dos animais na criação de cabras
Onde estão os animais que farão parte da criação de cabras, de que região vêm os animais, na região tem muitos animais dessa espécie?
é necessário ter um aprisco (chiqueiro), coberto e com piso de madeira para a época das chuvas
Deve-se considerar se os animais serão domesticados facilmente e se for considerar o aspecto socioeconômico, a criação de cabras deverá representar uma fonte de renda segura.

Produtos extraídos da criação de cabras

O leite que é mais rico em proteínas, mais leve e sai mais caro no mercado. Já a carne, que é mais saudável, tem menor teor de colesterol. Há ainda outros produtos como o queijo derivado do leite.

Quadro de vantagens da criação de cabras

Por esse quadro é possível afzer a comparação entre as vantagens da criação de cabras diante da criação de gados.
Vantagem
Peso Vivo Consumo de água Consumo de Pasto Número de Crias Número de filhotes Leite
Vaca
250    Kg
53    litros por dia
Come o mesmo que 8 cabras
1 cria a cada ano 1 cria a cada ano
Produção de3 LITROS
MENOS
DIGESTIVO
8 Cabras 200    kg 48    litros por dia Come a mesma quantidade que uma vaca 20 crias por ano  20 crias por ano
Produção de4 LITROS
É MAIS
RICO E
DIGESTIVO
(PREÇO 3X
MAIOR
Fonte de Pesquisa: os dados pesquisa foram encontrados na apostila do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada.

Espaço ideal para a criação de cabras

Um espaço ideal para criação de cabras é de2 metros para cada animal já adulto, portanto, a metragem variará de acordo com o número de animais adultos.
No período de chuvas, a criação de cabras se torna mais propícia, pois o pasto está mais rico e a biodiversidade se reproduz com maior constância, o que significa que se multiplicam fungos e bactérias que são benéficos aos animais. Mas os  vermes também se multiplicam e esses podem causar doenças.

Higiene e saúde na criação de cabras

Para previnir as doenças é recomendável que se aplique medidas de higiene e prevenção com o uso de aprisco. O aprisco é uma instalação utilizada para recolher os animais durante a noite e deixá-los confinados.
O importante é que os currais estejam sempre limpos, principalmente no período de chuvas intensas, e que os apriscos tenham saída para alimentação de sal mineral, bebedouros, rações e outros cuidados.
Na verdade, para maior segurança, os animais devem ficar mais tempo nos apriscos, que devem ser localizados em locias secos e arejados, ter energia elérica, água, ser construídos com tábuas livres de mofos e água abundante.
Os depósitos da criação de cabras devem ser limpos, livres de insetos e ter alimentos como ração própria, feno, milho e outros.
Tenha também um tanque de banheira sarnicida, que é própria para o banho com medicamentos para que os animais sejam pulverizados contra a sarna e piolho e outras pragas.
Os ovinos ou ovelhas não podem se misturar no mesmo chiqueiro
Existem vários modelos de banheira, pesquise o ideal para atender a criação de cabras, dependendo do espaço disponível.
Nas criações, os ovinos devem ser separados dos caprinos. Isso é necessário, pois os cuidados com cabras é diferente dos cuidados com ovelhas, uma vez que muda a alimentação,os cuidados com saúde e higiene.
As cabras costumam ter a doença do carouço, que pode ser passada para os ovinos, portanto é tão necessária a separação da espécie.

Investimentos na criação de cabras

A criação de cabras exigirá investimentos com silos, apriscos, espaço para alimentação, compras de rações dentro da validade e própria para os animais e também gastos com escritório e farmácia que deverá conter todos os medicamentos próprios para os animais.

Cuidados específicos na criação de cabras

Alguns cuidados específicos devem ser tomados, principalmente com os caprinos. Prevenir doenças significa um rebanho saudável e menos gastos com tratamento.
Alguns procedimentos são:
-Reprodução na criação de cabras
A reprodução deve ter técnicas para multiplicar o rebanho de forma estratégica. Para isso, alguns detalhes são importantes:
  • A escolha dos melhores cabritos para serem futuros      reprodutores;
  • Cabritas mais bem formadas devem substituir as      matrizes velhas;
  • Precisa-se, em média, de 1 reprodutor macho para 25      cabras;
  • Reprodutores devem ser trocados a cada 2 anos para      evitar  cruzamento entre parentes no      rebanho e assim prevenir o nascimento de animais fracos e até aleijados;
  • O limite para abater animais é oito meses de idade.
Outros cuidados específicos são com o mal  do carouço, alimentação com sal mineral e combate a verminose.
-Mal do carouço na criação de cabras
Os animais com esta doença devem ser afastados dos outros para tratamento e assim não infectar o resto do rebanho.
-Sal mineral na criação de cabras
O sal mineral é também importante para os animais, na formação dos ossos e no bom funcionamento digestivo. A alimentação deverá ser rica também em cálcio, fósforo e todas as substâncias construtoras.
Os cuidados devem ser tomados com os vermes nos animais: verifique se os animais estão magros, com pêlos arrepiados. Se estiver assim, este animal está com vermes. Aplique a medicação assim que detectar essa aparência.
Vale a pena todos os cuidados e procedimentos de saúde e higiene na criação de cabras, pois o retorno do trabalho com cuidados e investimentos na estrutura e criação  é compensador.


fonte: novo negócio