'paredes tem um metro de largura'Data de fundação remonta ao ano de 1870. Monumento precisa ser preservado para não perder característica original do projeto.
Veja a história da Igreja da Ponta da Serra contada pelo escritor inocentino Marcos Damasceno:
- O frei Henrique José Cavalcante construiu, com a participação de todo o povo da região, em 1870. Já existia a capela feita de pedra; construída em 1685 por outro Frei Henrique, de uma Ordem de Jesuítas, de origem até então desconhecida. Provavelmente, veio de Portugal para a Bahia.
- Depois do confisco por parte do governador piauiense, João Pereira Caldas, Ponta da Serra e região passam a ser propriedade do fazendeiro Valério Coelho Rodrigues. Ele comprou as posses. Seu filho Estevam Rodrigues herdou as terras.Passaram, portanto, a pertencer ao seu filho Felipe Coelho Rodrigues (Felipe do Peixe), meu pentavô. A sede de sua fazenda situava-se no hoje município de Queimada Nova-PI. Por volta de 1880, a localidade tornou-se um grande centro religioso e social.Por volta de 1922, meu bisavô João Rodrigues Damasceno, bisneto de Felipe Rodrigues, herdou as terras em que localiza a capela. Nos anos 30, do século XX, as doou para a Igreja Católica. Na época, representada pela Prelazia de Bom Jesus do Gurgueia-PI, tendo Dom Inocêncio López Santamaría como Bispo Prelado.

O blog é para conhecer a Cristal, ver notícias de Dom Inocêncio-PI, São Raimundo Nonato, região e curiosidades. Comente usando o Facebook ou clique na aba dos comentários. Compartilhe a postagem, clique nos botões das redes sociais que aparecem logo abaixo. Para enviar postagens ou qualquer informação, clique no botão whatsapp fixo no lado direito do blog. email: raimundocamposcpl@gmail.com
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Igreja histórica de Ponta da Serra em Dom Inocêncio ainda resiste ao tempo e conserva sua beleza original.Patrimônio precisa ser preservado
Marcadores:
dom inocencio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
utilize este espaço para comentar sobre a postagem. Escreva o que quiser, seu comentário não vai para moderação, pedimos apenas que não publique ofensas e se não quiser, não precisa se identificar.