Com o fechamento da terceira rodada da Copa do Mundo neste sábado, podemos notar que não terá jogo fácil entre as seleções que participam do torneio. Mesmo os favoritos tiveram muito trabalho para impor seu jogo e confirmar a condição de time superior.
Logo na partida de estreia, a dona da casa mandou bem e sacudiu as redes da fraca Arábia Saudita por cinco vezes, sem dó nem piedade da equipe do petróleo que estava debilitada literalmente com o jejum dos seus jogadores que, sendo a maioria muçulmanos, cumpriram o religioso e sagrado jejum durante todo o dia do jogo.
![]() |
Guzinsky marcou o primeiro gol da Copa pela Rússia |
Já na sexta-feira, tivemos um Uruguai sofrendo muito para derrotar mais uma seleção africana que também cumpria seu sagrado jejum. Com um gol no finalzinho do jogo, marcado pelo zagueiro Gimenez de cabeça, salvando a celeste que conquistou três pontos importantes na sua primeira partida.
Salah, o faraó ficou no banco e não entrou para ajudar o Egito |
Esta partida ficou marcada pela ausência da grande estrela do Egito, Muhamed Salah, o faraó, que estava no banco de reservas, ainda sentindo o ombro, muito confiante na equipe até surgir o gol que decretou a derrota egípcia. A vontade do faraó de entrar na partida era grande naquele momento, mas já era tarde demais.
A seguir o grande e esperado clássico ibérico, Portugal e Espanha, não decepcionou os torcedores e fizeram uma partida memorável. Com três gols de CR7, o craque português que praticamente joga sozinho na equipe, os luzitanos seguraram a Espanha que dominou a partida com 70% da posse de bola. Aplicando a sua já conhecida maneira de jogar, o Tic-Taca, que foi decisiva para a conquista da Copa em 2010, a Fúria colocou os portugueses para dançar o vira-vira e conseguiram furar as redes lusitanas por três vezes.
Vale destacar que Cristiano Ronaldo marcou três vezes, mas duas vezes foi de bola parada - um pênalty e uma falta - e um lance de um frango do goleiro.
![]() |
CR-7 marcou três gols contra Espanha e é o artilheiro da Copa |
Já no sábado pela manhã, tivemos a França vencendo por 2 X 1 a seleção australiana que, como o Egito, manteve no banco seu craque mais experiente, Tim Carril, em sua quarta Copa do Mundo e podendo igualar a Pelé, os alemães Uwe Seeler, Miroslav Klose e agora CR7 que marcaram gols em três Copas do Mundo. A partida teve a estreia do árbitro de vídeo (VAR) nos dois lances em que houve falta na área. Com um pênalty convertido pra cada equipe, o gol de Paul Pogba no final do jogo, de bico, também teve a participação do árbitro de vídeo, que disparou o relógio do juiz quando a bola tocou dentro do gol saindo pra fora logo em seguida.
![]() |
O francês Umtiti deu um soco na bola na pequena área. É pênalty, juiz!!!! |
Peru e Dinamarca fizeram a segunda partida do grupo da França. Assim como Egito e Austrália, o Peru lançou mão de seu principal jogador, Paolo Guerrero do Flamengo, liberado para jogar a Copa do Mundo. Guerrero estava suspenso por doping e era a grande esperança peruana. Mas o técnico preferiu não colocar o craque para começar o jogo entrando apenas aos 15 minutos do 2º tempo quando a equipe já perdia por 1 x 0 placar que acabou sendo o resultado final.
![]() |
O são-paulino Cueva perdeu pênalty para o Peru |
Argentina e Islândia era o grande jogo esperado por todos que queriam ver a sensação europeia contra "los hernmanos". A Islândia, um pequeno país no norte da Europa com cerca de 330.000 habitantes, foi muito bem na Euro Copa passada, chegando às finais e prometia endurecer o jogo pra cima da Argentina de Messi. Após um início bem truncado e disputado, a Argentina, uma das seleções mais experientes do torneio, fez seu primeiro gol na Copa com Aguero. Os nórdicos marcaram logo em seguida em um rebote do goleiro. A partida foi marcada pelo pênalty perdido por Messi e que poderia ter decidido o jogo.
![]() |
Maradona assistiu ao pênalty perdido por Messi |