sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ginásio Municipal Dom Inocêncio poderá voltar à Fundação Ruralista. Prédio foi construído por Padre Lira

edição e imagem: Gustavo Almeida/ Acesse Piauí

Ginásio teria sido construído com dinheiro público, afirma juiz. 

"Padre Lira, em qualquer estado de um país civilizado, seria um herói nacional", disse deputado Paes Landim.


Uma decisão monocrática do ministro Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reconsiderou determinação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ) que havia julgado intempestiva uma Ação Rescisória movida pela Fundação Ruralista contra Valdemir Justiniano de Sousa.  Agora, o TJ terá que reavaliar a decisão do processo.

A Ação Rescisória proposta pela Fundação tenta reverter decisão da Justiça que tomou o prédio do Ginásio da entidade e o colocou sob a tutela do município de Dom Inocêncio. A decisão do ministro Kukina, tomada no início de agosto, foi comemorada dias depois na tribuna da Câmara pelo deputado federal Paes Landim (PTB).

Segundo o parlamentar, a decisão do STJ de aceitar a Ação Rescisória está de acordo com o Direito e tem caráter humanitário fantástico. Paes Landim destacou que a decisão que tomou o Ginásio da Fundação foi um grave erro e que agora a Justiça poderá corrigir a falha em uma reanálise do processo.

"O ministro Kukina, inteligentemente, corrigiu o grave erro cometido contra o Ginásio daquela cidade, fundado e construído com a dedicação do maior educador do meu estado, o Padre Manuel Lira Parente. Isso vai oportunizar, com certeza, ao Tribunal de Justiça, uma reavaliação da decisão anteriormente tomada", falou o deputado.

Paes Landim destacou que quem conhece a história da educação no Piauí sabe da luta e do sacrifício do Padre Lira e de sua paixão pela educação. O deputado afirmou que o Ginásio, nome pelo qual o tradicional prédio escolar é chamado até hoje, é um do maiores frutos do empenho do sacerdote que fundou o município e desenvolveu inúmeras ações sociais na região.

O parlamentar voltou a fazer críticas ao então juiz de São Raimundo Nonato, que decidiu por tirar o prédio escolar da Fundação Ruralista. Em 2010, o juiz da cidade acatou argumentos de uma Ação Popular movida por Valdemir Justiniano de Sousa de que o prédio fora concluído com recursos do município e do Ministério da Educação na primeira gestão do Padre Lira como prefeito de Dom Inocêncio, entre 1989 e 1992.

"Um juiz de São Raimundo Nonato implicou com o padre, um juiz completamente desconhecedor da realidade do sertão, da história do Padre Lira, a mais bela história dedicada à educação em meu Estado. Dessa forma, ele decidiu pela perda do Ginásio, patrimônio simbólico da luta pela educação no meu Piauí. Padre Lira Parente, em qualquer estado de um país civilizado, seria um herói nacional", disse o deputado.

O parlamentar encerrou o discurso afirmando ter certeza que o imponente Ginásio localizado na zona urbana será devolvido à Fundação Ruralista. Padre Lira, fundador de Dom Inocêncio e da Fundação, morreu aos 96 anos no último dia 13 de setembro.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

"Prefeitura para Todos" chega à comunidade do Sal em Dom Inocêncio

A comunidade do Sal, localizada à 30km da sede de Dom Inocêncio, na divisa com Remanso-BA recebeu esta semana a visita do mutirão "Prefeitura para Todos". Desta vez, a novidade ficou por conta do curso de produtos para limpeza que já havia sido realizado na sede com muito sucesso mostrando que o município tem vocação para o ramo.

Histórico

O Sal surgiu na segunda metade do século XIX, por volta de 1860, quando chegaram os primeiros habitantes vindos da comunidade Queimadas do Senhor do Bonfim, na divisa com Remanso na Bahia. Dona Maria da Glória, a matriarca da família Ribeiro Braga e Soares, era conhecida como "Iaiá da Casa de Telha" por ter sido a primeira moradora a ter uma casa coberta de telha de barro.

No local existe até hoje o Tanque do Sal, aberto com mão de obra escrava utilizando padiolas, couro de boi amarrado em duas varas, para retirar a terra. Muito visitado durante a semana santa, a comunidade agrega outras localidades como Lagoa do Sal, Aroeira Seca, Sal de Baixo, Sal de Cima, Barro Vermelho, entre outras.

Tanque do Sal

O prefeito Nenê também participou da visita:

"9ª edição do PROGRAMA PREFEITURA PARA TODOS, do município de Dom Inocêncio, aconteceu ontem (01) na comunidade Sal. Estive presente, juntamente com toda a minha equipe, ouvindo as pessoas e levando serviços de qualidade para nossa população. Na ocasião finalizamos também na comunidade o curso de material de limpeza, visando a geração de emprego e renda. Manter a gestão sempre próxima das pessoas é fundamental para que possamos atender as reais demandas das comunidades. É a Prefeitura Municipal de Dom Inocêncio, trabalhando para todos." finalizou Nenê.

Luzivalter Santos

Quintino recebeu o Prefeito Nenê com muito entusiasmo

Zé Carlos, funcionário da prefeitura e também natural do Sal, colhe as impressões digitais de sua prima Hildene Ribeiro da Silva

 Berto Soares e sua esposa Creuza receberam RG das mãos de Nenê

Dona Santa em conversa com Nenê
Produtos de limpeza fabricados durante o curso
Ex-vereador Serjão destacando a importância dos serviços para o Sal
Veja também: