domingo, 20 de setembro de 2015

Seis milagres da Bíblia que a Ciência explica

A revista super interessante publicou um artigo esta semana que despertou grande polêmica entre cristãos. A grande disputa atual entre ciência e religião ficou acirrada após o artigo. Diferente de outras épocas, hoje a ciência já aceita a existência dos milagres citados na Bíblia e tenta explicá-los sob um ponto de vista científico. Confira

Por: Fêcris Vasconcelos

As 10 pragas do Egito

"Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos. Então os egípcios saberão que sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles." Êxodo 7:2-5.
A mão do Senhor sobre o Egito foi lançar as 10 pragas (veja a lista na página ao lado) sobre o povo que escravizava os judeus a fim de convencer o faraó Ramsés II de deixar seus escravos partirem para alguns dias de oração. Segundo Humphreys, as pragas não passaram de uma sequência de acontecimentos naturais, que começa com um surto de algas tóxicas que cresceram no antigo delta do rio Nilo matando peixes e dando à água um aspecto avermelhado e um cheiro insuportável. Por isso, rãs e sapos teriam fugido de seu habitat natural para a vila, gerando a segunda praga. Em seguida, sem predadores - já que os sapos estavam morrendo - moscas começaram a invadir as casas e estábulos, transmitindo doenças que mataram o rebanho - quarta e quinta pragas. A sexta peste citada pelo Êxodo, as bolhas e os ferimentos que surgiram na pele das pessoas, também teria sido causada por doenças transmitidas pelas moscas.
A chuva de granizo de proporções catastróficas seria, da mesma forma, um evento natural, pura coincidência. Com o solo molhado, gafanhotos encontravam terreno ideal para depositar ovos, o que leva à oitava praga. Com o vento vindo do leste em direção ao Egito, os gafanhotos naturalmente seguiram aquela direção, apavorando os egípcios.
Como explicação para a nona praga, Humphreys acredita em uma particularmente densa tempestade de areia, o que seria comum naquela época do ano, próxima ao mês de março. A derradeira praga, que convenceria o poderoso faraó a abrir mão de seus escravos por alguns dias foi também a mais cruel. Todos os filhos primogênitos das famílias egípcias - inclusive do faraó - morreram. Da mesma forma, todos os primogênitos dos animais de corte também. A explicação do livro de Humphreys é que, com o granizo, os alimentos tenham ficado úmidos e gerado o nascimento de um microorganismo altamente tóxico. Como os filhos mais velhos eram privilegiados, foi destinada a eles mais comida - para o azar deles, aquela mesma que ficou envenenada depois da tempestade.

mar vermelhoNicholas Poussin - Domínio Público

Cruzando o Mar Vermelho

Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda. Êxodo 14:21-22
A primeira explicação sobre a travessia do Mar Vermelho é que os hebreus o teriam feito através do Golfo de Aqaba, que tem largura máxima de 24 quilômetros. Mesmo assim, andar 24 quilômetros - ou mesmo 24 centímetros - sobre as águas é igualmente difícil. Segundo a Bíblia, um vento soprou de leste uma noite inteira e o mar se abriu, deixando os judeus passarem. Pela manhã, o mar se fechou novamente, e, para a sorte dos hebreus, bem em cima dos egípcios que os perseguiam.
A explicação para o feito seria o fenômeno chamado wind setdown, durante o qual uma forte rajada de vento começa a soprar e para subitamente horas depois. Seria esse vento o causador do deslocamento da água que permitiu a passagem dos fugitivos. É claro que Humphreys não sabe explicar como tudo aconteceu na hora certa. Para o especialista, "são milagres de timing".

Transformar água salgada em doce

Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. Êxodo 15:23-25
A explicação mais próxima para que o local a que os judeus chegaram logo após cruzar o Mar Vermelho tenha sido chamado de Mara é que essa seria originalmente uma palavra em hebraico que quer dizer "água salgada". E foi isso que encontraram, sedentos, após três dias de viagem. Quando chegaram a um lugar que era conhecido por ter água potável,e encontraram água salgada, se desesperaram. A explicação é que a mesma tempestade que teria aberto o Mar Vermelho teria também carregado minerais para a fonte da água que brota em Mara. Moisés teria colocado um pedaço não de qualquer árvore, mas de acácia, que, queimada, se transforma em carvão vegetal - perfeita para filtrar a água.

Cruzando o Rio Jordão

E quando os que levavam a arca chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó. Josué 3:15-16
No final da jornada, foi preciso cruzar o rio Jordão, para chegar à Terra Prometida. Já sem Moisés, mas sob a tutela de Josué, seu sucessor, outro milagre aconteceu. O rio parou de correr e os hebreus puderam chegar secos do outro lado. A explicação seria, de acordo com Humphreys, a seguinte: um deslizamento de terra causado por um terremoto impediu que o rio seguisse seu fluxo e abriu passagem para que todos atravessassem sem problemas. Segundo o pesquisador, o mesmo fenômeno já aconteceu no rio Jordão pelo menos dez vezes, portanto seria uma explicação razoável.

ressurreição de LázaroDuccio di Buoninsegna - Domínio público

Ressurreição de Lázaro

E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (...) E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. João 11:37-44
Lázaro era amigo de Jesus e morreu durante uma viagem do Messias. Quando voltou, Lázaro estava enterrado. Jesus mandou que abrissem a caverna e que Lázaro saísse. E ele saiu. Hipóteses possíveis são a narcolepsia ou a catalepsia. Doenças diferentes, mas com o mesmo efeito: dormir como uma pedra. Com a falta de recursos médicos da época, poderia ser confundido com morte.

Levanta-te e anda

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus. Lucas 5:22-25
Mesmo sem saber que doença levou o homem a ficar sem andar, é possível levantar algumas hipóteses. Pessoas com esclerose múltipla podem perder os movimentos e melhorar de repente. Outra possibilidade é a polirradiculoneurite aguda desmielinizante, que ataca o sistema nervoso periférico, com o mesmo efeito. Também é possível que alguém paralisado por conta de uma falta aguda de potássio se recupere repentinamente.
Superinteressante

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Apesar da crise, Cristal mantém preços dos produtos sem reajustes.

Produtos de higiene e limpeza foram alguns dos responsáveis pela queda no preço da cesta básica (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
preços estão em alta com a crise
Apesar dos constantes aumentos e reajustes de preços praticados pelos fornecedores de matéria prima no setor de produtos químicos, motivados sobretudo pelo aumento do dólar e pela alta da inflação, a Cristal produtos para limpeza, localizada em Dom Inocêncio-PI esclarece que não vai repassar para os clientes e consumidores os reajustes dos insumos.

Estamos trabalhando ainda com a tabela de preços sem alterações desde o início do ano e enquanto tivermos estoque de matéria prima não iremos praticar aumento de preços nos produtos, garantiu a administração da Cristal que atende clientes em Dom Inocêncio e São Raimundo no Piauí e Remanso na Bahia.


Grande parte dos itens que utilizamos no processo produtivo são importados e tem preço baseado no dólar, o que provoca alterações com o aumento da moeda americana frente ao real, tudo isso aliado com inflação em alta nos últimos meses provocada pela crise atual faz com que as empresas de saneantes não suportem a pressão inflacionária e repassem ao consumidor.

Assim, têm-se verificado que muitas empresas não estão conseguindo manter os preços e consequentemente o consumidor já notou os aumentos na prateleira.

Nossa política de preços é baseada no respeito ao cliente e vamos manter os preços como estão até enquanto durarem os estoques de matéria prima. Uma crise como a atual é importantes para refletir e perceber quem está realmente preocupado com o consumidor, não tem crise para quem trabalha com responsabilidade e respeito ao consumidor, frisou a administração da Cristal.

Sendo assim, o consumidor em tempos de crise,  deve aproveitar o momento, pesquisar e analisar qual a melhor opção de compra em meio a tantos aumentos praticados pelas empresas, destacou.

Você pode encontrar os produtos Cristal nas melhores lojas de Dom Inocêncio:
Armazém Gomes de Nequinha e Genilde
Comercial Gomes de Zé do Walter
Comercial Damasceno de Marinho
Comercial Costa de Elvira
Mercadinho São José de Zequinha 
Mercadinho Ferreira de Costinha
Mercadinho Maringá de Dinair
Mercadinho Danielli de João Luiz
Mercadinho do Carlos e Evarista


Em São Raimundo Nonato
Mercadinho Extra de Vilmar
Mercadinho Mário Rodrigues 

Em Remanso
Mercadinho Pinga Pinga
Mercadinho do Fausto da Cacimbinha



quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Animal estranho desperta curiosidade em município piauiense

Animal foi visto em fazenda na zona rural de Pio IX (Foto: Rômulo Maia/Arquivo Pessoal)
A aparição de uma espécie estranha de animal tem deixado os moradores do município de Pio IX, a 434 km de Teresina, bastante intrigados. O bicho sem pêlos e de fisionomia esquisita foi visto pela primeira vez na região há três anos e até agora ninguém sabe ao certo de que espécie se trata. As fotos que ilustram a reportagem foram feitas em julho deste ano.
Um dos locais onde o animal foi avistado é a propriedade do dentista Luis Pereira de Alencar, localizada a 9 km da zona urbana de Pio IX. Segundo ele, o bicho não é agressivo e se alimenta principalmente de carne e banana. O próprio dentista afirmou ao G1 ter visto o animal em duas ocasiões.
Moradores ficaram assustados após as primeiras aparições (Foto: Rômulo Maia/Arquivo Pessoal)Moradores ficaram assustados após as primeiras
aparições (Foto: Rômulo Maia/Arquivo Pessoal)
"Ele não tem pêlo e é manso. Alguns acham que pode ser um animal comum da região que perdeu a pelagem, como uma raposa por exemplo. Mas é estranho as raposas perderem a pelagem assim dessa forma na região toda”, disse ele destacando que outros bichos iguais já foram vistos em diferentes partes do município.
Em uma das ocasiões o animal foi capturado pelos moradores e ficou duas semanas preso na propriedade, sendo solto posteriormente. Luis Pereira disse que o bicho exala um cheiro forte semelhante ao de uma gambá e nas primeiras vezes que apareceu chegou a causar espanto na população do município.
"A população não tem mais medo dele não. Na primeira vez que apareceu criou um clima de preocupação, mas agora não tá causando medo mais, até porque quando ele vê uma pessoa já sai logo correndo", falou.
Moradores chegaram a capturar o animal e depois o soltaram (Foto: Rômulo Maia/Arquivo Pessoal)Um animal chegou a ser capturado, mas foi solto em seguida (Foto: Rômulo Maia/Arquivo Pessoal)
As fotos foram feitas em julho pelo jornalista Rômulo Maia, filho do dentista Luis Pereira, logo após o bicho ter bebido água em um tanque destinado às ovelhas. Segundo Rômulo, um vaqueiro da região relatou ter visto o mesmo tipo de animal pastando vagens de algaroba ao lado de um galinheiro.
G1 mostrou as fotos do animal para o médico veterinário Paulo Marques, do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Segundo ele, trata-se de um cachorro do mato que possivelmente foi acometido por uma doença que o fez perder a pelagem. Ele explica que o problema pode afetar vários animais da mesma espécie.
"Uma das causas mais prováveis é a deficiência do mineral zinco, que pode fazer com que o animal perca os pêlos. A espécie também pode ser afetada por doenças parasitárias que podem estar ocorrendo com esses animais que se alimentam dos mesmos tipos de alimento na natureza", explicou o médico.
Ainda conforme Paulo Marques, o odor exalado pelo animal é natural em casos de deficiências na pele que provocam a queda do pêlo. Apesar das informações, o veterinário destaca que apenas com a realização de uma biopsia na pele do bicho é possível assegurar com precisão o que está ocorrendo com os animais.      direto do G1-Piauí

domingo, 13 de setembro de 2015

Inocentino pede estátua para Padre Lira. "Ele era uma lenda viva", afirmou ex-prefeito Inocêncio, filho de Padre Lira

Avião com corpo de Padre Lira teria sobrevoado sede de Dom Inocêncio e Fundação Ruralista, garante inocentino

Os inocentinos estão chegando em carreata à São Raimundo para prestar a última homenagem ao grande heroi e criador do sonho que hoje se transforma em realidade, fazer brotar a flor do galho seco e que nunca há de murchar.

Image title
Padre Manoel Lira Parente        foto: meio norte.com
A população de Dom Inocêncio está de luto com o falecimento do grande líder inocentino Padre Lira, ocorrido na manhã de domingo (13/09) em Teresina . O corpo do líder religioso está sendo velado na catedral de São Raimundo Nonato onde será sepultado às 16:00 desta segunda (14/09) ao lado do bispo Dom Inocêncio Lopes Santa Maria, seu mestre e quem o iniciou no celibato.


Chegada da caravana de Dom Inocêncio para a celebração fúnebre na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato imagem: Marcelo Damasceno

O prefeito inocentino Nenê decretou sete dias de luto oficial e muitas pessoas estão sugerindo diversos tipos de homenagem ao fundador do município. Entre as sugestões, o inocentino José Vitor Barbosa, desejando eternizar a memória de Padre Lira,  pediu ao poder municipal  através do facebook, que seja erguida uma estátua do grande educador e religioso. Veja o trecho da postagem:

" Hoje as pessoas de Dom Inocêncio estão em luto... Pois a pessoa mais importante da nossa cidade faleceu, queria dizer mesmo não estando mais com a gente, o senhor será sempre lembrado e eternizado, pois com sua garra, e força conseguiu dar esperanças a nosso povo sofrido... 
Queria poder dizer essas palavras pessoalmente ao senhor, mais onde quer que esteja sempre lembraremos de você!!!!!!!!!
Obrigado por tudo!!! Padre Lira!!!
Queria pedir as pessoas que comandam Dom Inocêncio que construíssem uma estátua desse homem!!!!!

Avião teria mudado de rota

Conta-se em Dom Inocêncio que o avião que trouxe o corpo de Padre Lira de Teresina à São Raimundo mudou a rota e sobrevoou a sede do município que ele criou e a Fundação Ruralista dando três voltas em voo rasante. A informação ainda não foi confirmada. O inocentino Josivaldo Dias Gomes afirmou que viu o avião voando baixo na sede. 

"Não tem como não se arrepiar com esse sobrevoo do corpo do Padre Lira por Dom Inocêncio...acho que até os passarinhos que já estavam dormindo, acordaram pra se curvar diante do grande mestre" destacou Josivaldo.

O jornalista inocentino Marcelo Damasceno que está em Teresina e acompanhou a partida de Padre Lira, afirmou que foi apenas uma coincidência.

"Foi só uma coincidência. O horário que o tal avião disse que passou em D.I não estava nem com 30 minutos que ele havia saído de Teresina. Pela distância e principalmente por lógica, se realmente esse avião fosse sobrevoar a cidade de Dom Inocêncio todo mundo teria visto.

Consultei várias pessoas e ninguém viu. Aliás dizem que ouviram barulho de algo semelhante a um avião passando a muito pés de altura. Nada mais é do que aviões que passam normal." esclareceu Damasceno.


Velório de Padre Lira na Catedral de São Raimundo Nonato. No centro, de branco e de costas, abraçada com os cabelos já grisalhos, Dona Maria da Conceição Leal, companheira que sempre esteve ao seu lado, até o dia de sua partida.
imagem: Marcelo Damasceno

O ex-prefeito e filho do padre Manoel Lira Parente com Dona Conceição Leal, Inocêncio Leal Parente, afirmou que a morte do sacerdote é uma perda irreparável.“Para mim como filho é uma perda irreparável. Muitas pessoas estão me ligando para agradecer o que ele fez por elas, não como político, mas como ser humano. 

É uma perda de uma referência em São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio. Ele era uma lenda viva. Foi ele quem fez tudo por Dom Inocêncio. Ele foi prefeito pela primeira vez em 1989 e seu último mandado se encerrou em 2008. A luta dele foi para fixar o homem no campo e criar condições de vida  no semiárido. Ele foi pioneiro na construção de cisternas e sempre teve essa batalha. 
Depois que adoeceu e se afastou, houve até um empobrecimento da população de Dom Inocêncio, já que ele conseguia recursos de fora do Brasil. Ele trabalhou mais como criador da fundação, do que como político”, falou o filho de Padre Lira.
Image title
Inocêncio Leal Parente, ex-prefeito de Dom Inocêncio e único 
filho de Padre Lira.                              foto: meio norte.com